menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

INEM vai pagar 15 milhões de euros de dívida aos bombeiros na próxima semana

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) irá liquidar metade da sua dívida para com as corporações de bombeiros, num momento em que outras verbas, nomeadamente as relacionadas com o combate a incêndios, continuam por saldar.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai pagar, no início da próxima semana, 15 milhões de euros às corporações de bombeiros, o que corresponde a metade da dívida total de 30 milhões de euros.

A garantia foi dada pela direção do INEM à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), segundo revelou o presidente da liga, António Nunes.

Esta dívida, acumulada desde setembro, refere-se ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e está enquadrada na componente fixa do Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH).

No entanto, não foi avançada uma data para o pagamento dos restantes 15 milhões de euros.

Paralelamente, as corporações de bombeiros enfrentam outras dificuldades financeiras relativas a pagamentos em atraso por parte de entidades estatais. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) transferiu esta semana cerca de um milhão de euros para os bombeiros, um valor destinado a cobrir despesas extraordinárias com o combate aos incêndios rurais deste ano. António Nunes esclareceu que este montante se destinava especificamente a pagar aos grupos de reforço mobilizados durante o verão que não estavam incluídos no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR).

Contudo, o presidente da LBP sublinhou que este pagamento representa apenas uma pequena fração do total devido pela ANEPC.

As despesas extraordinárias totais dos bombeiros durante o verão, que incluem custos com alimentação, combustíveis e veículos sinistrados, ascendem a mais de 20 milhões de euros. Este valor acresce aos 41 milhões de euros estipulados no âmbito do DECIR para este ano, evidenciando a pressão financeira sobre as corporações.

Artigos

11
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones