
4 de setembro: Dia Nacional do Psicólogo | Uma homenagem a quem cuida da saúde mental



A Universidade de Coimbra irá acolher a nona edição do Congresso Internacional Conversas de Psicologia nos dias 4 e 5 de novembro de 2025.
O evento, subordinado ao tema “Ciência e Relação: Conexão que Transforma”, decorrerá no Auditório da Reitoria e terá um formato híbrido, presencial e online, com uma previsão de mil participantes.
A organização está a cargo da Associação Portuguesa Conversas de Psicologia.
O congresso contará com a participação de 23 oradores principais de sete países diferentes, distribuídos por três continentes. Entre os especialistas confirmados estão nomes como Sara Crispin de Portugal, Tamar Black da Austrália, Luciano Vilaça do Brasil e Deibe Fernández-Simo de Espanha.
Ao longo dos dois dias, serão debatidos temas variados, desde a sexualidade e a compaixão até às terapias de última geração.
O evento incluirá ainda uma feira de psicologia com 20 stands. Uma das principais novidades desta edição é a realização do primeiro encontro internacional dedicado às infâncias vulneráveis, que terá lugar na manhã de 5 de novembro. Esta iniciativa, organizada por João Pedro Gaspar, presidente da Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos (Paje), contará com a presença do juiz Paulo Guerra e de especialistas de quatro países. Serão abordados tópicos como a adoção internacional e a empregabilidade de jovens que saem de casas de acolhimento, com o objetivo de promover a reflexão junto de profissionais, estudantes e da sociedade civil. Durante o congresso, será atribuído o Prémio Carreira a Horácio Firmino, diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde de Coimbra, pelo seu contributo pioneiro na implementação da medicina integrada em Portugal, que incluiu psicólogos nas equipas médicas. No dia 3 de novembro, realizar-se-á um pré-congresso com atividades pela cidade, incluindo visitas à Paje e à equitação terapêutica da Escola Superior Agrária de Coimbra, além de workshops. A submissão de trabalhos para posters e para 12 vagas de comunicações livres encontra-se aberta.
Artigos
21




















Atualidade
Ver mais
Francês condenado a 19 anos por abusar de filha de 2 anos vivia em Almada
As autoridades portuguesas localizaram e detiveram um francês que abusou sexualmente da filha, durante vários anos, no Brasil. O homem, que vivia há mais de um ano em Portugal, foi condenado a 19 anos de prisão pelos "atos obscenos".

A mudança de hábito que pode reduzir o risco de diabetes em 31%
Segundo um estudo publicado no final de agosto no Annals of Internal Medicine, uma simples mudança na dieta pode ajudar a reduzir o risco de vir a ter diabetes. Saiba o que tem de fazer.

Americano que recebeu transplante de rim de porco está a recuperar bem da operação realizada em junho
