
Alerta do Infarmed sobre medidores de glicémia falsos



A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou para a venda em plataformas online e redes sociais de dispositivos falsos destinados a medir a glicémia (açúcar no sangue) de forma não invasiva, ou seja, sem a necessidade de perfurar a pele. O alerta surge após o Infarmed ter sido notificado, através de mecanismos de cooperação com autoridades congéneres internacionais, sobre o aumento da disponibilidade destes produtos fraudulentos.
Estes dispositivos são frequentemente apresentados com uma aparência semelhante a oxímetros e são divulgados sob diversas marcas.
As suas promessas de marketing incluem resultados rápidos, fiáveis e indolores, procurando atrair os consumidores com alegações enganosas.
De forma a conferir uma falsa credibilidade, os vendedores chegam a fazer referência a supostas “aprovações” ou certificações concedidas por autoridades competentes, o que o Infarmed desmente categoricamente. O Infarmed esclarece que não existe qualquer registo de dispositivos médicos com marcação CE que permitam a medição da glicémia de forma não invasiva a serem disponibilizados no mercado português. Assim, qualquer produto que reivindique esta finalidade baseia-se em publicidade enganosa, e qualquer referência a uma aprovação por parte de uma autoridade competente de um Estado-membro da União Europeia é falsa.
Perante esta situação, o Infarmed recomenda veementemente que os dispositivos médicos sejam adquiridos exclusivamente junto de operadores económicos devidamente legalizados.
A compra em websites ou plataformas online não verificadas deve ser evitada, pois acarreta riscos significativos para os consumidores, uma vez que não existe qualquer garantia sobre a qualidade, segurança e desempenho dos produtos.
Artigos
19


















Atualidade
Ver mais
Acidente fatal com Tesla. Cidadão tentou ajudar e portas não abriram
Os puxadores eletrónicos dos carros da Tesla continuam a dar que falar. Chegam notícias de um acidente fatal na Alemanha em que não foi possível abrir as portas para resgatar as vítimas.

Jovens institucionalizados julgados por agressões a monitores em Beja
Quatro jovens terão protagonizado agressões, insultos e vandalismo numa instituição em Castro Verde, Beja, entre entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Atualmente têm entre 18 e 19 anos.

Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto
A Divisão de Investigação Criminal deteve, no dia 18 de setembro, pelas 09h30, um homem de 43 anos, suspeito do crime de violência doméstica, em... O conteúdo Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto aparece primeiro em .

Idoso perde a vida num acidente com uma grua que provocou incêndio
Um homem, de 77 anos, morreu na segunda-feira, 22 de setembro, após um incêndio no camião grua com que trabalhava,...