
‘O Santo Millennial’: as imagens da canonização de Carlo Acutis, o 'padroeiro da internet'



A Praça de São Pedro será palco, este domingo, 7 de setembro de 2025, da primeira cerimónia de canonização do pontificado do Papa Leão XIV, na qual serão proclamados como santos o jovem italiano Carlo Acutis e o seu compatriota Pier Giorgio Frassati.
O evento destaca a vida de dois jovens que, em épocas distintas, viveram a sua fé no quotidiano, sendo apresentados como exemplos para a juventude. Carlo Acutis, que se tornará o primeiro santo da geração ‘millennial’, nasceu em Londres a 3 de maio de 1991 e faleceu em Monza, Itália, em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia agressiva. Conhecido como o “influencer de Deus” e o “santo de calças de ganga”, Acutis integrava a fé na sua vida moderna, utilizando os seus talentos informáticos para divulgar a fé católica e promover a oração do Rosário. A sua profunda espiritualidade era centrada na Eucaristia, que descrevia como a sua “autoestrada para o Céu”. A sua vida era também marcada pela alegria e pela ajuda a colegas e aos mais necessitados.
O caminho para a sua canonização incluiu o reconhecimento de dois milagres. O primeiro, que permitiu a sua beatificação a 10 de outubro de 2020, foi a cura de um menino em Campo Grande, Brasil, em 2013. O segundo milagre, reconhecido pelo Papa Francisco a 23 de maio de 2024, envolveu a cura de uma jovem da Costa Rica em 2022, após um grave acidente de bicicleta.
Juntamente com Acutis, será canonizado Pier Giorgio Frassati (1901-1925), cem anos após a sua morte.
Nascido numa família influente de Turim, Frassati dedicou a sua vida à fé, à Eucaristia e ao auxílio aos pobres através das Conferências Vicentinas.
Faleceu devido a uma poliomielite fulminante e foi beatificado por São João Paulo II em 1990.
O Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, descreveu ambos como “santos da rua”, que viveram a sua santidade no mundo.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
Vacinação contra a gripe gratuita para crianças dos 6 aos 23 meses
A vacinação contra a gripe passa a ser gratuita para todas as crianças dos 6 aos 23 meses de idade na campanha outono-inverno 2025-2026, que arranca em 23 de setembro, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mulher de 45 anos suspeita de violência doméstica detida na Moita
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado sábado, uma mulher que é suspeita de violência doméstica com recurso a arma branca no concelho da Moita. A suspeita terá agredido um homem de 29 anos que precisou de assistência médica.

Jovem detido por posse de arma no Porto. Disse ser para "sua defesa"
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 22 anos por estar na posse de arma proibida e disse ter adquirido "para sua defesa". O suspeito não tinha autorização para uso e porte de arma.

Prémio de Visão da Fundação Champalimaud distingue agência internacional
O Prémio António Champalimaud de Visão distinguiu este ano a Fundação Fred Hollows, a Fundação Lions Clubs Internacional e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (AIPC), que tem como membro a Fundação Champalimaud, que promove o galardão.