Inovação em Destaque: Da Saúde à Cultura Empresarial, Portugal Acolhe Debates e Premia Soluções de Futuro



A inovação portuguesa no setor da saúde foi reconhecida na iniciativa Hospital Innovation Challenge, promovida pelo Health Cluster Portugal.
De um total de 23 candidaturas, foram selecionadas seis soluções para responder a desafios reais de hospitais europeus, sendo três delas de empresas portuguesas.
As vencedoras nacionais foram a Vitruvian Shield, a Luz Eclética e a Opvance.
As propostas foram avaliadas por um júri composto por representantes dos hospitais participantes.
As soluções lusas destacam-se pela aplicação de tecnologias avançadas.
A Vitruvian Shield desenvolveu uma plataforma digital para a ULS São João que auxilia na gestão de doenças crónicas e ensaios clínicos.
A Luz Eclética criou para o CHU Grenoble um sistema de alerta baseado em Inteligência Artificial para prever a perda de massa muscular em doentes. Por sua vez, a Opvance apresentou ao CHU Rennes uma plataforma segura para o aproveitamento de dados clínicos e modelos de IA.
As restantes vencedoras foram a Cardio.AI (Letónia/Ucrânia), a Idonia (Espanha) e a BeKa Software (Eslováquia).
As soluções foram apresentadas na conferência Innovating Health Together, no Porto.
Paralelamente, o debate sobre inovação estende-se ao setor empresarial com a terceira edição do Innovators Forum da Sonae, agendada para 27 de novembro no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Com o mote ‘Inovar com todos, para todos’, o evento centrar-se-á na Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) como fatores essenciais para o crescimento e a competitividade das organizações.
O fórum reunirá especialistas nacionais e internacionais para um debate informado sobre o tema.
O programa inclui a CEO da Sonae, Cláudia Azevedo, e a especialista internacional em DE&I, Oana Iordachescu. Haverá painéis de discussão com líderes de empresas como Microsoft, TRIVU e ColorADD, e representantes da Nova SBE e da Girl MOVE Academy.
O evento, que espera mais de 400 participantes presenciais e terá transmissão online, pretende promover um diálogo sobre a criação de um futuro mais equitativo e inovador.
Artigos
6Ciência e Tecnologia
Ver mais
Os preços definidos pela Astara para a D-MAX EV, “chave na mão”, são de €69.400 para a variante de Cabina Longa e de €70.400 na versão de Cabina Dupla, acrescidos de IVA. O conteúdo HÁ UMA NOVA PICK-UP ELÉTRICA A CIRCULAR EM PORTUGAL aparece primeiro em 24Horas.

O Wine4Cast, projeto liderado pela Faculdade de Ciências, acaba de ser distinguido por colocar o Douro na vanguarda da viticultura de precisão e sustentável. O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) premiou o projeto Wine4Cast, liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), pelo seu contributo para colocar o Douro na vanguarda […] O conteúdo Projeto da FCUP sobre viticultura de precisão e sustentável premiado pelo IVDP aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

A Europa construiu a sua política de resíduos sobre fundamentos técnicos sólidos, mas falta-lhe o substrato digital que lhe confere inteligência e coerência.

A Inteligência Artificial aumenta a idade da reforma. Não a reforma administrativa, mas a reforma cognitiva.