
Esclarecimento do Ministério Público sobre o inquérito ao juiz Ivo Rosa



O Ministério Público (MP) confirmou, através de um comunicado, a existência de um inquérito ao juiz Ivo Rosa, que terminou com o arquivamento do processo a 20 de março de 2024. A investigação foi iniciada a 16 de fevereiro de 2021 pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) após a receção de uma denúncia contra o então juiz de instrução criminal. O inquérito decorreu, numa primeira fase, na Procuradoria-Geral Regional de Lisboa e, após a promoção de Ivo Rosa a desembargador, transitou para o Ministério Público do Supremo Tribunal de Justiça, instância que determinou o seu arquivamento.
O MP assegurou que todas as diligências realizadas, coadjuvadas pela Polícia Judiciária, "respeitaram todos os direitos, liberdades e garantias legalmente consagrados", tendo sido submetidas a autorização ou validação judicial sempre que a lei o exigiu.
Foi ainda enfaticamente negada a utilização de quaisquer interceções telefónicas durante a investigação.
A notícia sobre o processo-crime foi avançada pela CNN/TVI, que referiu que a investigação se baseou numa denúncia anónima.
Segundo a mesma fonte, o MP teria acedido à faturação, localização do telemóvel e contas bancárias do magistrado, e as suspeitas recaíam sobre crimes de corrupção, peculato e branqueamento de capitais, informações que o comunicado oficial do MP não confirmou.
O inquérito teve início meses antes de Ivo Rosa proferir a sua decisão instrutória no processo "Operação Marquês", em abril de 2021, na qual deixou cair a maioria dos crimes da acusação.
A divulgação do caso motivou reações, nomeadamente do "Manifesto dos 50".
Este movimento cívico, a 2 de outubro, pediu esclarecimentos ao MP, classificando o inquérito como de "extrema gravidade" e uma "tentativa de perseguição penal".
Artigos
8







Política
Ver mais
As perguntas repetem-se nos debates televisivos, nas partilhas nas redes sociais, nos comentários na rádio: o que está em causa nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro? Qual o papel do presidente da Câmara e do presidente da Junta? Como é que estes órgãos afetam as nossas vidas? E talvez menos falado: quanto […] The post Quanto ganham? E quem manda em quê? Lisboa vai a eleições para decidir os próximos presidentes appeared first on Mensagem de Lisboa.

Isto é que está a ser uma campanha de salgalhadas, não é? Ainda está em curso. Terminarápor estes dias, dando início à próxima. Não aprendemos grande coisa. Aliás,parece que desaprendemos uma boa parte do que era suposto sabermos. A começar,desde logo, pela civilidade, seja nos debates, da responsabilidade das Estações Públicas -RDP e RTP, seja […] O conteúdo Opinião: Alexandra Manes | Bananas e burros aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Espaço na mira "de uma pressão turística imobiliária muito grande", Centro Comercial STOP pode ser um espaço "cultural para investir mais na criação artística", acredita Rui Tavares.

Na visita às Caldas da Rainha, PSD traz reforços que apontam a um tema só: a localização do novo hospital do Oeste. E ainda, a fotografia de Montenegro em casa de Maria Cremelinda.