menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Controlo Biológico Eficaz: Inseto Australiano Trava Praga de Acácias na Costa Portuguesa

Um estudo de cientistas de Coimbra confirma o sucesso da introdução de um inseto australiano para controlar a acácia-de-espigas, uma das plantas invasoras mais problemáticas do litoral português.
News ImageNews ImageNews Image

Um estudo de cientistas de Coimbra veio confirmar o sucesso da utilização de um inseto australiano como agente de controlo biológico da acácia-de-espigas (Acacia longifolia), uma das espécies de plantas invasoras mais problemáticas da costa portuguesa. A investigação, conduzida por um grupo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC) e da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC/IPC), concluiu que esta é uma ferramenta eficaz, segura e sustentável para a recuperação dos ecossistemas dunares. O inseto, de nome científico ‘Trichilogaster acaciaelongifoliae’, foi introduzido em Portugal em 2015, após mais de 12 anos de testes e análises de risco, tendo o pedido original sido feito em 2003. O estudo acompanhou as acácias durante seis anos em várias dunas da região Centro e revelou que o inseto consegue reduzir a produção anual de sementes da planta em até 98%.

Segundo a investigadora Liliana Neto Duarte, nas áreas onde o agente está estabelecido há nove anos, a produção de sementes praticamente desapareceu.

O método de atuação do inseto consiste na deposição dos seus ovos nas gemas florais da acácia.

A planta reage formando uma galha no lugar das flores, o que impede a formação de vagens e, consequentemente, de sementes. Este processo quebra o ciclo reprodutivo da invasora e evita o reforço do banco de sementes no solo.

Os investigadores observaram também que a forte pressão das galhas pode levar ao enfraquecimento progressivo das árvores e, em alguns casos, à sua morte.

A eficácia desta solução já tinha sido comprovada na África do Sul, onde o inseto foi introduzido com sucesso em 1987, resultando numa diminuição superior a 85% na produção de sementes.

Os autores do estudo recomendam que o controlo biológico seja integrado com outras práticas, como o corte mecânico, para garantir a sua eficácia a longo prazo e criar melhores condições para a regeneração da vegetação nativa.

Artigos

16
Ver mais▼

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
Ano Novo, novo processo judicial contra o Estado "por falta de ambição climática"

A ação judicial anunciada em abril pela associação Último Recurso vai dar entrada nos tribunais nos próximos dois meses. A incorporação de um parecer do Tribunal Internacional de Justiça na argumentação pretende garantir o sucesso da causa. A presidente desta ONG de litigância climática está na COP30 na Amazónia a fazer campanha pela reforma das Conferências do Clima das Nações Unidas.

Source LogoRenascença
News Image
Agência Espacial Europeia quer fazer alimentos a partir do ar e da urina dos astronautas

Um novo projeto foca-se na proteína em pó Solein, que é produzida num processo que usa apenas micróbios, ar e eletricidade, sem precisar de solo fértil, luz ou água. Um dos desafios mais persistentes para o sucesso de missões de longa duração à Lua, Marte e mais além continua a ser o fornecimento de alimentos. O transporte de mantimentos da Terra funciona para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas é insustentável para viagens no espaço profundo. Para resolver este problema, a Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou o Projeto HOBI-WAN (“Bactérias Oxidantes de Hidrogénio em Ausência de

Source LogoZAP Notícias
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones