
Cenário Empresarial em Portugal



As ações de insolvência em Portugal aumentaram 8% até agosto de 2025, em comparação com o período homólogo de 2024, totalizando 2.406 processos, segundo dados da Iberinform. Só no mês de agosto, registou-se um crescimento de 23%, com 154 empresas insolventes.
As declarações de insolvência apresentadas pelas próprias empresas cresceram 29% (655 processos), enquanto as requeridas por terceiros subiram 25% (541 ações).
Em contrapartida, os encerramentos com plano de insolvência diminuíram 44%. Em termos geográficos, os distritos de Lisboa e do Porto concentraram o maior volume de insolvências, com 561 e 604 casos, respetivamente, representando um aumento de 15% em ambos.
Os crescimentos mais acentuados ocorreram em Castelo Branco (+36%), Viana do Castelo (+32%) e Leiria (+30%).
Em sentido inverso, as maiores quebras registaram-se na Madeira (-37%), em Beja (-31%) e na Guarda (-25%).
Setorialmente, a Agricultura, Caça e Pesca (+69%) e as Telecomunicações (+67%) foram as áreas com maior subida de insolvências, enquanto o setor da Eletricidade, Gás e Água apresentou a maior redução (-50%).
Apesar do aumento das insolvências, a constituição de novas empresas registou uma ligeira subida de 0,9% no acumulado do ano, totalizando 35.537 novas entidades. No entanto, o mês de agosto revelou uma retração de 24% face ao mesmo mês de 2024, com a criação de 2.550 empresas. Lisboa liderou em número de constituições (10.904), seguida pelo Porto (6.130).
Os maiores crescimentos na criação de empresas verificaram-se em Viseu (+20%), Ponta Delgada (+13%) e Évora (+12%). No que diz respeito aos setores de atividade, a criação de empresas foi mais expressiva na Agricultura, Caça e Pesca (+22%) e na Construção e Obras Públicas (+14%).
Por outro lado, os setores das Telecomunicações e dos Transportes registaram as maiores quebras, com decréscimos de 30% e 24%, respetivamente.
Artigos
12











Economia
Ver mais
Sabe que pode reaver até 30€? Tudo sobre a ação contra as operadoras
Segundo a associação de defesa do consumidor, em média, cada consumidor poderá reaver entre 14 e 30 euros, a que acrescem juros de mora acumulados desde 2018, o que aumentará o montante se a decisão se tornar definitiva.

Governo e parceiros sociais reúnem-se com proposta orçamental em agenda
O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje em Concertação Social, num encontro que contará com a presença do ministro das Finanças, para discutir o Orçamento do Estado para 2026, que será entregue no parlamento a 10 de outubro.

Porto chinês inaugura rota pelo Ártico que liga China à Europa em 18 dias
O porto chinês de Ningbo-Zhoushan inaugurou esta semana uma nova rota pelo Ártico que encurta para 18 dias a ligação à Europa, menos de metade do tempo pelo canal do Suez, apesar de custos mais elevados por contentor.

Andrea Nunes é a nova administradora da Wellow Network
A Wellow Network anunciou a nomeação de Andrea Nunes como nova administradora do grupo, reforçando a aposta em competências de gestão e liderança para sustentar a estratégia de crescimento e diversificação de negócios em Portugal. Com mais de duas décadas de experiência no setor dos recursos humanos, outsourcing e trabalho temporário, Andrea Nunes chega à […] O conteúdo Andrea Nunes é a nova administradora da Wellow Network aparece primeiro em Revista Líder.