
Reforço da Segurança no Instagram para Adolescentes



A Meta vai intensificar a segurança nas contas de Instagram pertencentes a adolescentes, com o objetivo de filtrar e ocultar mais conteúdos considerados potencialmente nocivos. Esta atualização surge pouco mais de um ano após a introdução, em setembro de 2024, das "contas para adolescentes", que já aplicavam por predefinição definições de privacidade mais restritas a todos os utilizadores entre os 13 e os 18 anos e excluíam conteúdos de natureza sexual ou imagens explícitas e chocantes.
Com as novas regras, a empresa irá também ocultar publicações que contenham "linguagem grosseira", desafios considerados arriscados e outros conteúdos que possam incitar a "comportamentos potencialmente nocivos".
Para classificar estes conteúdos, a Meta irá basear-se no sistema de classificação etária "PG-13", utilizado na indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
Contudo, a empresa não divulgou uma lista exaustiva dos temas ou imagens que serão afetados por esta nova rotulagem.
Além da filtragem automática, a Meta introduziu novas ferramentas de controlo parental.
Os pais poderão agora impor restrições adicionais através da funcionalidade "conteúdo limitado", que impede os jovens de ver, escrever ou receber comentários em publicações. Adicionalmente, os adolescentes mais velhos deixarão de poder desativar as configurações de segurança mais restritas sem a aprovação dos pais.
A partir do próximo ano, esta opção limitará também as conversas que os adolescentes podem ter com Inteligência Artificial (IA).
Segundo Capucine Tuffier, responsável pelos assuntos públicos e proteção infantil da Meta, estas medidas adicionam "uma barreira adicional por predefinição para os adolescentes".
A implementação inicial das novas regulações ocorrerá nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, com planos de expansão para outros países nos meses seguintes.
Estas atualizações surgem num contexto de protestos crescentes contra os efeitos negativos das redes sociais.
Artigos
9








Ciência e Tecnologia
Ver mais
É o fim de uma era para muitos utilizadores e empresas. A Microsoft confirmou que, a partir de hoje, 14 de outubro, termina oficialmente o suporte para todas as suites, aplicações individuais e servidores do Office 2016 e 2019. Esta medida insere-se na estratégia da empresa de se afastar do modelo de licenciamento perpétuo, incentivando a transição para os seus serviços baseados em subscrição. A partir de amanhã, 15 de outubro, a Microsoft deixará de fornecer correções de segurança para novas ...

O Mozilla Firefox captou recentemente as atenções ao ser distinguido na lista de Melhores Invenções de 2025 da revista TIME, graças à sua funcionalidade "shake to summarize". Agora, o popular navegador prepara-se para introduzir outra novidade muito requisitada pelos utilizadores: uma VPN gratuita e integrada. Uma nova aposta na privacidade Segundo informações avançadas pelo The Register, a Mozilla já está a recrutar beta testers para experimentar esta nova funcionalidade que, embora em fases ...

Estava preparada para ser invadida pela emoção. Mas viram a série da Netflix sobre o assassino em série Ed Gein, em que ele coloca uma máscara feita da pele de uma mulher morta? Foi isso.

O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue esta quarta-feira, 15 de outubro, às 18h00, o...