Vídeo de Praxe Violenta em Tomar Resulta em Suspensão de Aluno e Debate sobre Tradições Académicas



Um estudante do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) foi suspenso das atividades de praxe e está a ser alvo de um processo disciplinar interno por parte da instituição, após a divulgação de um vídeo que expôs uma sessão de praxe violenta. O episódio, que ocorreu na tarde de 23 de outubro numa zona isolada do campus, envolveu cerca de dez alunos recém-chegados do curso de Contabilidade e foi registado em vídeo, tendo as imagens sido publicadas pelo jornal online Tomar na Rede.
No vídeo, é possível observar os caloiros deitados no chão, com a cabeça apoiada em pedras e as mãos atrás das costas.
O estudante responsável pela praxe grita ordens e insultos, atira-lhes água e arremessa um balde e uma garrafa para o solo, próximo do grupo.
Ao aperceber-se de que estava a ser filmado, o aluno pediu que a gravação fosse interrompida.
A divulgação das imagens gerou uma onda de críticas na comunidade académica e local, questionando os limites e o propósito das praxes.
Em resposta à polémica, o Magnum Consillium Veteranorum, órgão que supervisiona as tradições académicas no IPT, emitiu um comunicado.
A estrutura defendeu que a sessão tinha um caráter simbólico, tratando-se de um “batismo com água” com fins de purificação.
Afirmou ainda ter contactado os caloiros envolvidos, garantindo que todos manifestaram o desejo de continuar a participar nas atividades.
Apesar desta justificação, o mesmo organismo sublinhou que a integridade dos estudantes é uma prioridade e, após ouvir o praxante, decidiu suspendê-lo temporariamente de todas as atividades de praxe, por tempo indeterminado, enquanto a sua conduta é avaliada.
O desfecho do processo poderá levar à sua reintegração ou à exclusão definitiva.
O Instituto Politécnico de Tomar confirmou a instauração de um processo disciplinar, mas não adiantou mais informações sobre eventuais medidas adicionais.
Artigos
5Atualidade
Ver mais
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem em Ponte de Lima, suspeito do crime de maus-tratos a animais de companhia, após o resgate de vários cães que tinham sido atirados para um poço. A ação ocorreu na sequência de uma denúncia que alertava para ruídos provenientes do interior de um poço. No local, os […] O conteúdo Detido por maus-tratos a animais. Atirou cachorros para dentro de poço aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou dois feridos na manhã desta terça-feira na Pedreira, em Felgueiras. O acidente deu-se pelas 08h31 na Rua 1° de Maio, naquela freguesia. Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras socorreram os feridos, com seis elementos e três viaturas. Foram transportados ao Hospital de Penafiel, com ferimentos considerados ligeiros. pub. O conteúdo Colisão na Pedreira provoca dois feridos aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Os deputados do PSD, CDS-PP e Chega/Açores votaram hoje contra uma proposta do BE que defendia a audição de várias entidades sobre a externalização do serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

O Canadá perdeu o estatuto de país livre de sarampo após registar cerca de 5.100 casos no último ano, anunciaram as autoridades de saúde, que se debatem com crescente ceticismo em relação à vacinação.







