Portugal na Linha da Frente do Combate ao Narcotráfico: Operação 'El Dorado' Interceta 'Narcosubmarino' num Ano de Apreensões Recorde



A Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha Portuguesa, com o apoio da Força Aérea, intercetaram um semissubmersível, conhecido como 'narcosubmarino', que transportava 1,7 toneladas de cocaína no Oceano Atlântico.
A embarcação, tripulada por quatro indivíduos que foram detidos, tinha como destino a Península Ibérica, a partir de onde a droga seria distribuída por vários países europeus.
A operação, batizada de 'El Dorado', foi o resultado de uma complexa cooperação internacional. A ação foi coordenada a partir de informações partilhadas no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), um organismo internacional sediado em Lisboa.
A investigação, conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ, contou com a colaboração da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido e das norte-americanas Drug Enforcement Administration (DEA) e Joint Interagency Task Force South (JIATF-South).
Esta é a segunda interceção de um 'narcosubmarino' pelas autoridades portuguesas em 2025.
Em março, na Operação Nautilus, foi apreendida uma embarcação semelhante com 6,5 toneladas de cocaína.
O uso crescente destes veículos, que navegam parcialmente submersos para evitar radares, revela a crescente sofisticação das redes de tráfico transatlântico.
As organizações criminosas utilizam também lanchas rápidas para recolher os fardos de droga em alto-mar, evitando a fiscalização nos portos.
Estes eventos inserem-se num contexto de apreensões recorde em Portugal e na Europa, descrita como uma 'maré branca'. Nos primeiros seis meses de 2025, Portugal apreendeu mais de 9,5 toneladas de cocaína, superando o valor do mesmo período de 2024. Segundo o diretor do MAOC-N, o aumento deve-se à maior produção na América Latina, ao crescimento da procura na Europa e à maior eficácia das forças de segurança.
Além da cocaína, foram também apreendidas quantidades significativas de haxixe e canábis no primeiro semestre.
Artigos
21Atualidade
Ver mais
Turista alemão, de 22 anos, sofreu fraturas e várias escoriações após cair de uma arriba na Praia da Marinha, em Lagoa

Colisão frontal envolveu uma ambulância da Cruz Vermelha do Neiva e um automóvel na EN103. Trânsito esteve cortado durante várias horas

Infelizmente verificou-se o pior desfecho para a situação do turista de nacionalidade polaca, Igor Holewinski, que se encontrava desaparecido na Madeira há uma semana, causando grande preocupação entre parentes e amigos. Os mesmos tinham-se mobilizado para contratar uma equipa particular de buscas, para empreender a melhor procura possível e descobrir o seu paradeiro. Isto apesar […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para segunda-feira para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido às previsões de vento.








