Entre Águas e Empurrar de Responsabilidades: O Drama da Associação Teatro Beleza



A Associação Teatro Beleza, dedicada ao teatro comunitário em Rio Maior, sofre anualmente com inundações na sua sede que causam avultados prejuízos.
A mais recente inundação ocorreu numa terça-feira, com as primeiras chuvas do outono, mas o problema repete-se há quatro anos, resultando na destruição de cenários, figurinos e outros materiais essenciais para a sua atividade. Localizada numa cave e rés-do-chão de um prédio na Avenida Paulo VI, a associação utiliza o espaço como sala de ensaios e para pequenas apresentações.
Segundo o seu presidente, Rui Germano, sempre que chove a cave fica inundada.
Ao longo dos últimos quatro anos, os prejuízos acumulados ultrapassam os seis mil euros, incluindo a perda de guarda-roupa, mobiliário, cadeiras e registos de trabalho como fotografias de grande dimensão. Germano lamenta não só a perda material, mas também a desmotivação que a situação causa no grupo, ao verem anos de trabalho destruídos.
O problema já foi comunicado aos proprietários do imóvel, ao condomínio e à Câmara Municipal de Rio Maior.
No entanto, segundo o presidente da associação, as entidades empurram as responsabilidades umas para as outras sem que seja encontrada uma solução.
Rui Germano refere que existe também um problema de infiltração de água nos terrenos daquela zona que agrava a situação. Contactado pela agência Lusa, o Grémio Riomaiorense, proprietário do imóvel, reconheceu que o problema existe há cerca de seis ou sete anos. Vítor Félix, da direção do Grémio, afirmou que, apesar dos esforços junto da câmara e do prédio vizinho, a questão não foi resolvida.
Garantiu, contudo, que já contactou um empreiteiro para avançar com as reparações necessárias, assumindo os custos.
A agência Lusa tentou obter esclarecimentos junto da Câmara de Rio Maior, mas sem sucesso.
Desde 2021, a Associação Teatro Beleza desenvolve um projeto comunitário em parceria com o município nas dez freguesias do concelho.
Artigos
7Local
Ver mais
A Câmara de Castro Verde anuncia as propostas vencedoras do Orçamento Participativo e que irão ser incluídas no Orçamento Municipal para 2026. “Dar Palco à Igualdade” foi a proposta de “Âmbito Geral” mais votada com um valor de 20 mil euros. Na categoria “Freguesias Rurais” saíram vencedoras as propostas de “Construção de Parque de […]

A nova presidente da Câmara de Velas, na ilha açoriana de São Jorge, Catarina Cabeceiras (CDS-PP), disse hoje que as famílias “têm de estar no centro das políticas municipais” e apontou a habitação como uma prioridade. “Hoje é um dia de enorme emoção e sentido de responsabilidade. É o início de um novo ciclo nas […] O conteúdo Catarina Cabeceiras (CDS-PP) coloca famílias no centro das políticas municipais de Velas aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Segundo a nova presidente da Assembleia Municipal, a primeira reunião irá decorrer a 17 de novembro

Questionado sobre se pondera acordos com o Chega, que pela primeira vez elegeu um vereador, Menezes reiterou que se sente "tranquilo" e não respondeu a perguntas sobre possíveis acordos
