Inundações na Tailândia Causam Centenas de Mortos e Deixam Rasto de Destruição na Ásia



As fortes inundações que atingiram a Tailândia na última semana já causaram aproximadamente 270 vítimas mortais.
O Ministério da Saúde tailandês adverte que este número poderá subir nos próximos dias, à medida que as equipas de resgate avançam com os trabalhos de remoção de lama e limpeza de estradas e habitações devastadas.
As causas específicas dos óbitos estão a ser investigadas.
A província de Songkhla, no sul do país, foi declarada "zona de desastre" pelas autoridades, sendo a mais afetada pelo fenómeno climático extremo. Dentro desta província, o distrito de Hat Yai foi o que registou o maior número de fatalidades, com 142 mortos.
Em resposta à crise, o governo tailandês anunciou a criação de refeitórios públicos para fornecer alimentos às populações que foram forçadas a abandonar as suas casas.
Este desastre climático não se limitou à Tailândia.
As chuvas torrenciais, que ultrapassaram recordes em novembro, afetaram também outros países do sudeste asiático, como a Indonésia (em particular a ilha de Sumatra), o Sri Lanka e a Malásia. A região enfrenta algumas das piores inundações e deslizamentos de terra das últimas décadas, que resultaram em milhares de mortos e centenas de desaparecidos. No total, o número de mortos na zona asiática afetada aproxima-se dos 1.450, com cerca de mil pessoas desaparecidas. Milhões de pessoas viram-se obrigadas a abandonar as suas casas para escapar às fortes correntes de água e aos desabamentos.



















