Inovação Portuguesa: Nova Estratégia Antiviral Promete Bloquear a Gripe A e Outros Vírus



Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, liderada por Maria João Amorim, está a testar uma nova forma de impedir a replicação do vírus da gripe A.
A abordagem foca-se na forma como o genoma do vírus, que se encontra dividido em oito partes distintas, se organiza para se tornar infeccioso. Os cientistas descobriram que estas oito partes do genoma se reúnem em compartimentos com propriedades semelhantes às dos líquidos, permitindo que as moléculas se movam livremente e interajam. Este processo é essencial para que o vírus se forme corretamente.
A equipa concluiu que, ao alterar estas propriedades — especificamente, ao "endurecer" estas estruturas —, é possível retirar-lhes o dinamismo necessário para a interação.
Na prática, esta ação bloqueia a capacidade do vírus de formar o seu genoma, impedindo a infeção.
Segundo a investigadora, a primeira estratégia, focada no endurecimento destas estruturas, já demonstrou funcionar, representando um avanço significativo.
A importância desta descoberta transcende a gripe A. Maria João Amorim sublinha que, se a metodologia for bem-sucedida, poderá ser aplicada a outros vírus para os quais ainda não existem vacinas, como o VIH, Zika, Herpes simplex e vírus hemorrágicos como o Nipah, Marburg ou Lassa.
O objetivo é desenvolver terapias inovadoras que superem as limitações dos antivirais atuais, como a resistência e o espetro de ação reduzido.
Os novos antivirais resultantes desta investigação poderão proteger pessoas não vacinadas, diminuir a gravidade da doença em indivíduos infetados e controlar a propagação de vírus. Ao tratar os doentes de forma mais eficaz, reduz-se a sua capacidade de infetar outras pessoas, o que pode ser crucial para evitar futuras epidemias e reforçar a resposta da saúde pública a novos surtos.
Artigos
8Ciência e Tecnologia
Ver mais
"Estamos a caminhar para um verdadeiro bloco digital entre África e Europa. Hoje, os grandes fornecedores de cloud e IA — como a Google, Amazon e Meta — já olham para o Norte de África como parte da sua estratégia europeia."

A Accelleron e a Hyundai Marine Solution querem acelerar a digitalização marítima e firmaram uma parceria estratégica que integra soluções de gestão, monitorização e otimização de motores em mais de 500 navios. A Accelleron e a Hyundai Marine Solution (HMS), divisão digital e de pós-venda do grupo HD Hyundai, firmaram um acordo estratégico para desenvolver […] O conteúdo Accelleron e Hyundai Marine Solution juntas para acelerar a digitalização marítima aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

Não é da Honda, mas parece muito A notícia do lançamento da nova Honda CB1000F retro ainda mal arrefeceu, e alguém já a levou um passo mais longe, com esta edição especial personalizada da Bol D'Or F2. A Honda causou um grande impacto antes da EICMA, em outubro, com o lançamento da sua CB1000F com um estilo retro, uma moto que parece estar no horizonte há anos!Assim que chegou, as oficinas de customização começaram a celebrar com a mais recente moto retro moderna de grande cilindrada da Honda.Uma das motos mais vistosas que surgiram desta onda de atividade é esta da Proto, uma recriação extremamente evocativa, mas fiel, ao estilo da adorada CB750F da Honda.Mas este não é apenas um conjunto de painéis e carenagens personalizados colocados em cima da nova 1000 da Honda, a Proto esforçou-se realmente no design, de um ponto de vista estilístico e técnico. Começando pela atualização mais óbvia, a carroçaria. É comum ver casas personalizadas a recorrer a painéis de substituição ou a artigos personalizados e impressos em 3D. A Proto seguiu um caminho diferente, no entanto. Para esta moto, a sua história era tão importante como o aspeto geral e, para isso, apenas painéis originais retirados de uma CB750FC 'Integra' original serviriam.Enxertada na carenagem está a luz LED completa da CB moderna, o que significa um aspeto old school, com desempenho moderno. O resultado é um perfil lateral que é o mais próximo possível da CB750F mais antiga que se pode obter, e um toque agradável para alguma autenticidade genuína.Outros acenos à CB original vêm na firmeza das proteções do quadro/pernas que se estendem da parte traseira do depósito de combustível e descem em direção ao pedal. Atualizações estéticas à parte, a Proto investiu fortemente nas especificações do chassis da moto, acrescentando pinças Brembo 484 Café Racer de última geração, acopladas a discos Brembo T-Drive e metros de linhas entrançadas premium.A completar o apelo retro, há um escape oval Akrapovic e aquela pintura retro vermelha e branca com listas brancas.O preço e a disponibilidade da moto são desconhecidos neste momento, e até a casa que operou a modificação é misteriosa, mas não há dúvida que acertaram em cheio com o estilo retro...

A Bentley, precisamente um ano depois de anunciar atualização do plano de ação Beyond100, apresentando o Beyond100+, divulgou outras mudanças no programa estratégico, que foram introduzidos para adaptação ao momento de instabilidade no setor automóvel (indústria e mercado). E revelou, também, a primeira fotografia do Sport Utility Vehicle (SUV) elétrico prometido para 2026! A 6 de novembro do ano passado, a Bentley, através de comunicado, anunciava as atualizações introduzidas no programa...



