
Capital de Risco em Portugal Atinge Novos Máximos em 2024 com Foco em Startups e Expansão



De acordo com o “Relatório sobre a Atividade de Capital de Risco 2024” divulgado pela CMVM, o investimento em fases iniciais de projetos, como ‘capital semente’ e ‘early stage’, subiu 26% em 2024 face ao ano anterior, totalizando 2.080 milhões de euros. De forma ainda mais expressiva, o apoio à expansão de empresas cresceu 48%, atingindo 2.908 milhões de euros. Em contrapartida, o investimento destinado a empresas em reestruturação estratégica (‘turnaround’) registou uma quebra de 26%, fixando-se nos 678 milhões de euros. O relatório aponta ainda um aumento de 26% no investimento em processos de ‘management buyout’ (MBO), para 318 milhões de euros, e uma queda de 31% nos de ‘management buy-in’ (MBI), para 13 milhões de euros. O ecossistema de capital de risco expandiu-se, com o número de entidades gestoras ativas a subir para 80 e o de Organismos de Investimento Alternativo (OIA) de capital de risco a crescer 23%, para 348. Consequentemente, o montante total sob gestão aumentou 11%, para 10,3 mil milhões de euros, e o número de participantes cresceu 14%, para 17.020, dos quais 82% são investidores não profissionais. As participações diretas detidas pelos OIA de capital de risco aumentaram 23%, para 1.751, com 22 delas a apresentarem um valor superior a 20 milhões de euros. Em termos de mercado, a quota das cinco maiores entidades gestoras diminuiu ligeiramente de 39% para 37%.
A LYNX Asset Managers manteve a liderança, seguida pela Oxy Capital, enquanto a Bluecrow entrou para este grupo, substituindo a Explorer Investments.
O relatório destaca uma divergência com a tendência europeia, onde o investimento predominante é em ‘management buyout’ (69%), enquanto em Portugal a fase de expansão é a mais significativa (37%). A CMVM informou também ter reforçado a sua supervisão em 2024, com foco na prevenção de conflitos de interesse, ‘greenwashing’, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Adicionalmente, publicou esclarecimentos sobre o Regime da Gestão de Ativos para apoiar os intervenientes no mercado.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Em conferência de imprensa à margem da V Convenção DIT Ibérica que decorre em Punta Úmbria, o diretor-geral da DIT Gestión e da DIT Portugal, Lander Arriaga, falou do que tem sido feito desde que assumiu estas funções no nosso país e traçou objetivos para o futuro da DIT Portugal. Lander Arriaga, diretor-geral da DIT...

O governo são-tomense quer melhorar a recolha de dados sobre o turismo para orientar políticas públicas e investimentos para o setor que contribui com cerca de 11% do PIB nacional, anunciou hoje a ministra da tutela.

Grupo Hoti Hoteis estreia-se no imobiliário com projeto em Aveiro

O domínio do português e o nível de qualificação ajudam a explicar o bom desempenho económico e educativo dos lusodescendentes, que sentem agora “orgulho” nas suas raízes portuguesas, revela estudo realizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador Público
Público Record
Record Renascença
Renascença Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt










