menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Conferência no Politécnico da Guarda debate envelhecimento em Portugal e Espanha

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe a conferência SER 65+, um evento que reúne especialistas de Portugal e Espanha para debater os desafios e as soluções para um envelhecimento ativo e saudável, especialmente em territórios de baixa densidade.
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organiza na quinta-feira, 16 de outubro, a conferência SER 65+, um encontro ibérico focado em estratégias para promover o envelhecimento com qualidade e bem-estar.

O evento visa debater os desafios demográficos, a longevidade com saúde e a capacitação das redes de apoio comunitário em regiões de baixa densidade populacional de Portugal e Espanha.

Durante a conferência, serão apresentados os resultados preliminares das ações desenvolvidas no âmbito do projeto SER 65+, financiado pelo programa Interreg Espanha–Portugal (POCTEP).

Uma das principais ações foi um estudo que avaliou a autonomia funcional, os parâmetros de saúde e a qualidade de vida de 244 idosos de vários concelhos do distrito da Guarda, realizado em colaboração com a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. Outra iniciativa envolveu a criação de grupos de discussão com decisores e profissionais de saúde e apoio social para identificar problemas e propor soluções, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE).

Um dos pontos altos do evento será a apresentação de um ecossistema digital concebido para monitorizar e apoiar a população idosa.

Esta solução tecnológica inclui uma aplicação móvel (App), baseada no programa “Atenção Integrada para a Pessoa Idosa” (ICOPE) da Organização Mundial da Saúde, e uma plataforma online.

O objetivo é melhorar o acompanhamento, prevenir a perda de funcionalidade e promover o envelhecimento ativo através da recolha e análise de dados, facilitando a comunicação entre os idosos e os prestadores de cuidados. O projeto SER 65+ conta com a participação de diversas entidades, incluindo, além do IPG, a ULS da Guarda, a CIMRBSE, a consultora INOVA+ e parceiros espanhóis como a Fundação Formação e Investigação dos Profissionais de Saúde da Extremadura e a Universidade da Extremadura. A conferência, de entrada livre, decorrerá no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico da Guarda.

Artigos

8

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones