
Portugal Sob Aviso: Chuva Intensa, Vento Forte e 'Rio Atmosférico' Trazem Risco de Inundações



Oito distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, entre as 21h00 de quarta-feira e as 06h00 de quinta-feira.
Os distritos afetados são Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda e Bragança.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão aponta para chuva persistente, que passará a aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada. O vento soprará de sudoeste, rodando para noroeste, com rajadas que podem atingir os 95 km/h nas terras altas, especialmente na região do Minho, que será a mais afetada.
Esta instabilidade meteorológica é causada por uma sucessão de depressões atlânticas e pela chegada de um "rio atmosférico", um corredor de humidade tropical que aumenta o potencial da chuva.
Esta situação resultará em céu muito nublado e precipitação abundante, pelo menos até sexta-feira.
Adicionalmente, as temperaturas manter-se-ão acima da média para a época, com mínimas que poderão não descer dos 20°C, criando uma sensação de tempo abafado devido à elevada humidade.
As temperaturas máximas poderão variar entre os 19°C e os 27°C no continente.
A previsão indica que o mau tempo poderá agravar-se na sexta-feira, dia 24 de outubro, com a chegada do "rio atmosférico", que poderá provocar chuva torrencial e risco de inundações súbitas, sobretudo nas regiões do centro do país, como Viseu-Dão-Lafões e a Cordilheira Central. Para quinta-feira, espera-se uma ligeira melhoria com mais abertas, embora a possibilidade de aguaceiros se mantenha.
A agitação marítima também será forte na costa ocidental, com ondas que podem atingir entre 4 e 7 metros de altura, principalmente a norte do Cabo Carvoeiro.
Nos Açores, o cenário é igualmente de chuva e vento forte, enquanto a Madeira deverá escapar à instabilidade.
As previsões para o fim de semana são ainda incertas, mas apontam para uma melhoria no domingo, embora a possível formação do furacão Melissa no Atlântico possa alterar o cenário.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
O filho da vereadora de 49 anos foi detido, fruto de vários indícios apontarem que se tenha tratado de um crime de homicídio qualificado. Entenda.

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Peniche, no dia 20 de outubro, deteve um homem de 38 anos por posse de arma proibida e ameaças, no concelho de Peniche. A ação teve origem numa ocorrência relacionada com desentendimentos provocados por ruído proveniente de um alojamento turístico, situado na localidade de Ferrel. […]

Susana Gravato, vereadora e figura política respeitada em Vagos, foi assassinada em casa

Prepara-te: o mau tempo está de volta ao Norte e Centro do país, com vento forte e chuva intensa, que pode vir acompanhada de trovoada