Portugal Continental e Madeira Sob Alerta Meteorológico: Agitação Marítima Forte Coloca Norte em Aviso Laranja



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de forte agitação marítima.
Este alerta está em vigor entre as 18:00 de segunda-feira e as 15:00 de terça-feira. A justificação para este aviso reside na previsão de ondas do quadrante oeste com uma altura significativa de 5 a 5,5 metros, que poderão atingir uma altura máxima de 10 metros. No distrito de Braga, o concelho de Esposende é o principal visado pelo agravamento das condições do mar.
Para além do aviso laranja, o IPMA emitiu também avisos amarelos para outras zonas do litoral continental e para a Madeira.
Os distritos de Faro e Setúbal estão sob este alerta entre as 18:00 de segunda-feira e as 06:00 de quarta-feira, enquanto o de Lisboa está entre as 15:00 de segunda e as 06:00 de quarta. Nestas regiões, são esperadas ondas de oeste com 4 a 5 metros.
A costa norte da Madeira e o Porto Santo também se encontram sob aviso amarelo por agitação marítima, entre as 15:00 de segunda-feira e as 00:00 de quarta-feira. A Capitania do Funchal também prolongou um aviso de mau tempo.
Para terça-feira, os alertas estendem-se à previsão de chuva, por vezes forte.
Estarão sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre.
No arquipélago da Madeira, o aviso amarelo por precipitação abrange a costa sul, o Porto Santo e as regiões montanhosas.
Segundo o IPMA, o aviso laranja corresponde a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo indica "risco para determinadas atividades".
As autoridades recomendam precaução, aconselhando a população a evitar zonas costeiras e a suspender atividades marítimas para garantir a segurança.

















