
Julgamento por difamação contra familiares de Mónica Silva



O Tribunal de Estarreja iniciou esta segunda-feira, 22 de setembro, o julgamento da irmã gémea, Sara Silva, e da tia de Mónica Silva, a mulher grávida que desapareceu na Murtosa em outubro de 2023. As duas familiares enfrentam acusações de difamação num processo movido por Fernando Valente, o empresário que foi ilibado da acusação de homicídio de Mónica. Na origem do processo estão várias publicações feitas pelas duas mulheres na rede social Facebook e declarações prestadas à comunicação social, nas quais acusavam Fernando Valente de ser o pai da criança que Mónica esperava e de a ter assassinado. Devido a estas alegações, Valente avançou com uma acusação particular, imputando à tia de Mónica a prática de seis crimes de difamação e um crime de difamação à irmã gémea. O queixoso pede uma indemnização global de seis mil euros por danos morais sofridos.
O Ministério Público (MP) decidiu acompanhar apenas parcialmente a acusação particular.
Considerou existirem indícios suficientes da prática de apenas dois crimes de difamação agravada por parte da tia de Mónica, relativos a factos ocorridos a 6 de novembro de 2024, não validando a acusação deduzida contra a irmã da grávida. Este julgamento por difamação surge após Fernando Valente ter sido absolvido, a 8 de julho, no Tribunal de Aveiro, dos crimes de homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, acesso ilegítimo e aquisição de moeda falsa. Na altura, o tribunal de júri julgou também improcedentes os pedidos de indemnização dos filhos menores e do viúvo da vítima, e Valente, que estava em prisão domiciliária, foi libertado. O MP e a família de Fernando Valente anunciaram que iriam recorrer da decisão para o Tribunal da Relação do Porto.
Mónica Silva, de 33 anos e grávida de sete meses, desapareceu em outubro de 2023, e o seu corpo nunca foi encontrado.
Artigos
12











Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).