menulogo
Notícias Agora
user
Close

Isaac Nader sagra-se campeão do mundo nos 1.500 metros

O atleta português Isaac Nader conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros nos Mundiais de Atletismo em Tóquio, tornando-se o oitavo campeão do mundo por Portugal numa prova marcada por uma recuperação espetacular na reta final.
News ImageNews ImageNews Image

O atleta português Isaac Nader, de 26 anos, sagrou-se campeão do mundo na prova de 1.500 metros nos Mundiais de Atletismo de Tóquio 2025. O corredor algarvio venceu a final na quarta-feira com um tempo de 3.34,10 minutos, após uma ponta final extraordinária em que, partindo do quinto lugar na reta da meta, ultrapassou todos os adversários. A vitória foi conquistada por uma margem de apenas dois centésimos de segundo sobre o britânico Jake Wightman (3.34,12), com o queniano Reynold Cheruiyot (3.34,25) a fechar o pódio. Esta foi a 24.ª medalha para Portugal em Mundiais de Atletismo e a oitava de ouro. Na quinta-feira, Nader recebeu a medalha de ouro das mãos de Sebastian Coe, presidente da World Athletics e bicampeão olímpico, um momento que descreveu como "especial". Visivelmente emocionado, o atleta do Benfica confessou que a conquista era um "sonho de criança" e que tentou conter as lágrimas durante a cerimónia do pódio, onde pôde ouvir o hino nacional, um privilégio reservado aos vencedores. Apesar do título mundial, Isaac Nader afirmou que o seu maior sonho continua a ser tornar-se campeão olímpico e que esta vitória alimenta essa ambição.

O atleta, que estabeleceu um novo recorde nacional da distância (3.29,37 minutos) durante a época, planeia agora um curto período de férias antes de regressar aos treinos.

As suas próximas competições poderão ser as provas de estrada no final do ano ou os Europeus de corta-mato.

Com este feito, Isaac Nader tornou-se o oitavo atleta português a conquistar um título mundial, juntando-se a nomes como Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Carla Sacramento e Pedro Pablo Pichardo.

A sua vitória foi amplamente celebrada, recebendo felicitações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Artigos

32
Ver mais▼

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa