
Israel bombardeia Departamento de Propaganda houthi no Iémen



Israel confirmou ter realizado ataques aéreos contra "alvos militares" dos Houthis na capital do Iémen, Sana, e na província de Jawf, um dia após as suas forças terem intercetado um míssil lançado a partir do país árabe. Entre os alvos atingidos encontravam-se campos militares, o quartel-general das relações públicas militares dos Houthis (também conhecido como Orientação Moral), um depósito de combustível e o ministério da defesa do regime.
Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde houthi, Anees Alasbahi, os bombardeamentos causaram 35 mortos e 131 feridos, embora balanços iniciais da televisão houthi Al-Massirah apontassem para nove mortos.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou: "Continuaremos a atacar.
Quem nos atacar, será atingido".
Em resposta aos ataques, e como parte das suas ações contínuas, os Houthis, apoiados pelo Irão, lançam regularmente mísseis e drones contra Israel, tendo o exército israelita anunciado a interceção de mais um projétil.
O presidente apoiado pelos Houthis, Mahdi al-Mashat, prometeu continuar os ataques e avisou os israelitas para "ficarem alarmados, uma vez que a resposta irá chegar sem falta".
O porta-voz militar houthi, Yahya Saree, referiu que as defesas aéreas rebeldes enfrentaram a aviação israelita.
Esta escalada insere-se no contexto da guerra em Gaza, iniciada a 7 de outubro de 2023.
Os Houthis, que integram o "eixo de resistência" liderado pelo Irão, intensificaram as suas ações em solidariedade com os palestinianos, atacando não só Israel, mas também navios mercantes ligados a interesses israelitas.
Israel já tinha realizado operações significativas no Iémen, incluindo um ataque em agosto que resultou na morte do primeiro-ministro houthi e de 11 outros responsáveis.
As retaliações israelitas têm visado infraestruturas como portos, centrais elétricas e o aeroporto internacional de Sana.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
Jovens que urinaram em panela de 'hot pot' multados em 255 mil euros
Um tribunal de Xangai condenou dois adolescentes que urinaram num 'hot pot', os populares caldeirões de sopa quente nos quais se cozinha carne ou vegetais na mesa, a pagar uma multa de mais de 255.000 euros.

'Charlie Kirk Show'. JD Vance apresenta homenagem a ativista assassinado
Vice-presidente dos EUA vai ser o protagonista de um programa que visa homenagear o ativista conservador e que foi assassinado durante uma palestra nos Estados Unidos.

CDU de Merz vence na Renânia do Norte-Vestfália, mas é a AfD cresce
A União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão), do chanceler alemão, Friedrich Merz, tornou-se o partido mais votado nas eleições locais este domingo na Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha, segundo as primeiras projeções.

China e Tailândia em exercícios aéreos conjuntos no território tailandês
As forças aéreas da China e da Tailândia vão realizar este mês, em território tailandês, a oitava edição do exercício militar conjunto 'Falcon Strike', anunciou hoje o Ministério da Defesa chinês.