menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Israel investiga possível envolvimento do Irão no assassinato do físico português Nuno Loureiro

As autoridades israelitas investigam a possibilidade de o Irão estar envolvido no assassinato do físico português Nuno Loureiro, morto a tiro na sua casa em Boston, onde era um proeminente investigador no MIT.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O físico português Nuno Loureiro foi assassinado no dia 15 de dezembro, uma segunda-feira, levantando suspeitas que ultrapassam as fronteiras dos Estados Unidos. Com 47 anos, o cientista foi morto a tiro à porta da sua residência em Brookline, uma localidade na área de Boston, no estado de Massachusetts.

A sua morte abrupta chocou a comunidade académica, onde era uma figura proeminente.

Loureiro era especialista em energia de fusão e liderava um dos mais importantes laboratórios do prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde conduzia investigação na área nuclear.

O caso está a ser investigado em duas frentes distintas.

Nos Estados Unidos, a polícia local intensifica as buscas para encontrar e deter o suspeito responsável pelo homicídio.

Em paralelo, e de forma independente, as autoridades de Israel iniciaram a sua própria investigação, focada numa possível ligação ao Irão.

A notícia desta investigação foi avançada pelo jornal israelita Jerusalem Post, que indicou que os serviços de informação do país estão a analisar dados que sugerem o envolvimento iraniano no crime. A principal razão para a suspeita de Israel reside nas posições políticas que Nuno Loureiro terá assumido. De acordo com as informações veiculadas, o físico português era conhecido por ter posições pró-Israel, o que o poderia ter transformado num alvo para o regime iraniano.

A investigação israelita procura agora esclarecer se a sua morte foi uma retaliação pelas suas opiniões ou se está relacionada com a sua área de investigação sensível, a energia nuclear.

O caso continua em desenvolvimento enquanto as autoridades procuram respostas para este assassinato.

Artigos

8
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones