
Itália conquista segundo título mundial de voleibol feminino frente à Turquia



A Itália sagrou-se campeã do mundo de voleibol feminino pela segunda vez na sua história, após a primeira conquista em 2002.
Na final, disputada em Banguecoque, a equipa transalpina venceu a Turquia por 3-2, com os parciais de 25-23, 13-25, 26-24, 19-25 e 15-8.
A vitória foi selada de forma decisiva no quinto set, a 'negra', onde as italianas conseguiram cinco ações consecutivas bem-sucedidas para fechar o jogo, depois de já terem revertido uma desvantagem de 22-20 no primeiro set.
Para a Turquia, apesar da derrota, o resultado representa um feito histórico, com a conquista do seu primeiro pódio num campeonato do mundo.
A jogadora de origem cubana, Melissa Vargas, foi a grande figura da equipa turca e a melhor marcadora da final, com um total de 33 pontos.
Por sua vez, a seleção italiana confirmou o seu domínio na modalidade, somando a 36.ª vitória consecutiva.
A equipa, que lidera o ranking mundial, não perde desde junho de 2024 e junta o título mundial às recentes conquistas da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris2024 e da Liga das Nações deste ano. O selecionador italiano, o argentino Julio Velasco, de 73 anos, também fez história ao tornar-se no primeiro treinador a sagrar-se campeão do mundo tanto no escalão masculino como no feminino, depois de ter liderado a seleção masculina de Itália a três títulos mundiais nos anos 1990.
Na disputa pelo terceiro lugar, a seleção do Brasil levou a melhor sobre o Japão, vencendo por 3-2 (25-12, 25-17, 19-25, 27-29 e 18-16) e assegurando assim a medalha de bronze.
Artigos
7






Desporto
Ver mais
Cabo Verde está a um passo de fazer história e jogadores reagiram assim
Tubarões azuis, orientados por Bubista, surpreenderam ao vencerem, esta terça-feira, a seleção dos Camarões e estão muito perto da primeira qualificação de sempre para fases finais de Campeonatos do Mundo.

Cancelo 'desabafa' após ser herói: "Olham de maneira diferente"
Defesa-direito da Seleção nacional prestou declarações à Sport TV, no final do jogo entre Portugal e Hungria. Jogador marcou o golo da suada vitória (3-2) em Budapeste, em jogo de qualificação para o Mundial'2026.

Nuno Catarino: "Benfica atingiu equilíbrio nas transações de jogadores"
O administrador financeiro da Benfica SAD, Nuno Catarino, destacou hoje que o objetivo de equilibrar os montantes de compra e venda de futebolistas no último mercado de transferências foi alcançado, e que as 'águias' não precisam vender em janeiro.

Benfica SAD com lucro superior a 34 milhões de euros em 2024/25
O resultado líquido da Benfica SAD ascendeu a 34,4 milhões de euros (ME) no exercício de 2024/25, depois de ter registado um prejuízo de 31,4 ME em 2023/24, anunciaram hoje as 'águias'.