menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Evolução dos Preços dos Combustíveis em Portugal

Na próxima semana, os condutores portugueses enfrentarão um cenário misto nos postos de abastecimento, com o preço do gasóleo a descer pela terceira semana consecutiva, enquanto a gasolina manterá o seu valor.
News ImageNews ImageNews Image

A partir da próxima segunda-feira, o preço do gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá descer 1,5 cêntimos por litro, marcando a terceira descida semanal consecutiva. Em contrapartida, o preço da gasolina simples 95 deverá permanecer inalterado pela segunda semana seguida. De acordo com as previsões de fontes do setor e do Automóvel Club de Portugal (ACP), com esta alteração, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se em aproximadamente 1,528 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 se manterá nos 1,698 euros por litro. Estes valores são previsionais e podem sofrer ajustes dependendo do fecho das cotações do petróleo Brent na sexta-feira e do comportamento do mercado cambial. Atualmente, os futuros do Brent registam uma tendência de queda, caminhando para a terceira semana consecutiva de perdas. Esta desvalorização é influenciada pela perspetiva de um aumento da oferta global, alimentada por possíveis negociações entre os EUA e a Rússia que poderiam aliviar as restrições à produção de petróleo russo. Fatores adicionais que pressionam os preços incluem os sinais contraditórios sobre as compras de crude russo pela Índia e um aumento das reservas de petróleo nos EUA, o que levanta preocupações sobre um consumo mais fraco.

No panorama nacional, o Governo português está a preparar uma solução para o fim dos descontos no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), uma recomendação da Comissão Europeia.

O Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, assegurou que a reversão destes descontos será feita em momentos de redução dos preços para não onerar os consumidores. A proposta de Orçamento do Estado para 2026 prevê um aumento de 187 milhões de euros na receita do ISP, para um total de 4.254 milhões de euros, justificado pelo crescimento esperado no consumo privado.

Segundo dados da Comissão Europeia, Portugal posiciona-se entre os países com os combustíveis mais caros da União Europeia, ocupando o oitavo lugar na gasolina 95 e o nono no gasóleo.

Os preços em Portugal são consideravelmente superiores aos praticados em Espanha.

Desde o início do ano de 2025, a descida de preço foi mais acentuada no gasóleo do que na gasolina, resultando numa maior poupança para os condutores de veículos a diesel.

Artigos

22
Ver mais▼

Economia

Ver mais
News Image
Frederico Fortunato: “O meu sonho é que a empresa continue para lá da família”

“Ainda subo as escadas todos os dias, mas já não as subo a correr, como quando tinha 30 anos. Agora subo degrau a degrau. Sei que já não tenho as mesmas capacidades de quando tinha 30 ou 40 anos”. Fortunato Frederico, 82 anos, e um dos empresários selfmade man mais acarinhados do país, reconhece que […] The post Frederico Fortunato: “O meu sonho é que a empresa continue para lá da família” appeared first on Forbes Portugal.

Source LogoForbes Portugal
categoryVer categoria completa