Mistério nos Céus de Portugal: Bólide Ilumina a Madrugada



Um fenómeno luminoso invulgar despertou a atenção em Portugal durante a madrugada de segunda-feira.
Um clarão intenso e prolongado atravessou os céus, tendo sido agora identificado por especialistas como um bólide.
De acordo com a informação veiculada, a causa do evento foi um meteoro. A sua passagem pela atmosfera terrestre gerou um brilho de tal magnitude e duração que o classifica nesta categoria específica de fenómenos astronómicos.
O termo 'bólide' é utilizado pelos peritos precisamente para descrever estes meteoros que se destacam pela sua luminosidade excecional, sendo significativamente mais brilhantes do que os meteoros comuns.
Apesar da confirmação da natureza do evento, os artigos fornecidos são muito sucintos e não apresentam detalhes adicionais sobre o ocorrido.
Não é mencionada a hora exata em que o bólide foi observado, apenas que ocorreu na 'madrugada desta segunda-feira'.
Da mesma forma, não são especificadas as regiões de Portugal onde o fenómeno foi visível, nem a sua trajetória ou altitude. Outras informações, como a composição do meteoro, o seu tamanho estimado ou a sua velocidade de entrada na atmosfera, não constam nos textos.
Também não há qualquer menção por parte dos especialistas sobre a possibilidade de algum fragmento ter resistido à ablação atmosférica e chegado à superfície terrestre sob a forma de um meteorito. A identidade dos especialistas que fizeram a classificação também não é revelada.
A única certeza avançada é que o clarão que intrigou observadores foi, de facto, um bólide a iluminar o céu noturno.
Artigos
4Atualidade
Ver mais
Três alunos da Universidade do Minho (UMinho) – João Ventura, Ricardo Pinho e Damião Pereira – foram distinguidos pelo Programa Novos Talentos 2025 da Fundação Calouste Gulbenkian, que reconhece “alunos universitários excecionais no país”. Cada premiado recebe uma bolsa até 3.500 euros e integra um programa de estímulo à investigação com tutoria, retiros, ‘workshops’, conferências […]


Homem de 39 anos apanhado na zona de Almada, onde estava desde julho. Fica preso a aguardar extradição.

Homem de 36 anos detido pela PSP de Loures depois de agredir a mulher duas vezes em poucas horas.





