
Jaime Faria vence pela primeira vez no US Open e avança no qualifying



O arranque da fase de qualificação do US Open contou com uma vitória para o ténis português, com Jaime Faria a estrear-se a vencer em Flushing Meadows. O tenista de 22 anos, atual 118.º do ranking ATP e 15.º cabeça de série no qualifying, superou o japonês Rio Noguchi numa reviravolta de três sets, com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-3.
Com esta vitória, Faria avança para a segunda ronda e persegue a qualificação para o seu quarto quadro principal de um Grand Slam esta temporada.
Também em prova na fase de qualificação está Henrique Rocha, que procura a sua primeira vitória no torneio norte-americano frente ao francês Pierre-Hugues Herbert.
Ambos os atletas lusos ambicionam juntar-se a Nuno Borges no quadro principal.
Paralelamente à fase de qualificação, o US Open introduziu um formato inovador para o torneio de pares mistos, disputado esta semana com um prémio de um milhão de dólares para os vencedores.
A competição, que reúne grandes nomes dos circuitos ATP e WTA, teve início com a vitória dos especialistas italianos Sara Errani e Andrea Vavassori sobre a dupla formada por Elena Rybakina e Taylor Fritz.
Apesar da receção positiva por parte de muitos fãs, o novo formato gerou descontentamento entre alguns especialistas de pares, que foram excluídos do evento.
Os resultados recentes de outros torneios influenciam o panorama para o Grand Slam.
No Masters 1000 de Cincinnati, Carlos Alcaraz sagrou-se campeão após a desistência do número um mundial, Jannik Sinner, na final, devido a problemas abdominais.
A condição física do italiano levanta agora dúvidas sobre a sua participação no US Open, onde é o detentor do título.
No circuito feminino, a polaca Iga Swiatek subiu ao segundo lugar do ranking WTA, ultrapassando a norte-americana Coco Gauff, após conquistar o seu 24.º troféu da carreira.
Noutras frentes do ténis português, as irmãs Francisca Jorge (228.ª WTA) e Matilde Jorge (258.ª) competem no torneio ITF W50 de Bistrita, na Roménia. Francisca Jorge é a primeira cabeça de série da prova, enquanto Matilde Jorge é a sexta pré-designada.
Artigos
7






Desporto
Ver mais
Rui Borges promove novidade na preparação do Sporting para o FC Porto
O defesa-central Rômulo, da equipa B, chamado pelo técnico da equipa principal. Jogador brasileiro colmata a ausência de Diomande, entregue ao departamento médico, assim como Nuno Santos, Daniel Bragança, Morita e Maxi Araújo.

Lenda do United questiona Ruben Amorim e atira: "Parecemos instáveis..."
Rio Ferdinand, antigo defesa central lendário do Manchester United, colocou em causa algumas das decisões de Ruben Amorim, nomeadamente quanto ao número um para a baliza dos red devils esta temporada.

Amorim 'arrasa' United: "Não estávamos preparados para jogar na Europa"
Técnico português mostrou-se satisfeito com o facto da equipa estar fora das competições europeias na presente temporada. Próximo jogo será frente ao Grimsby Town, esta quarta-feira, do quarto escalão do futebol inglês, para a Taça da Liga inglesa.

Taça AF Porto: equipas de Paredes já conhecem adversários da 1.ª eliminatória
O sorteio da 1.ª eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), ditou os primeiros confrontos da edição 2025/2026, agendados para o próximo domingo, 28 de setembro. Nesta fase participam apenas clubes da Divisão de Honra e da 1.ª Divisão, ficando as equipas da Divisão de Elite a aguardar pela segunda ronda. […]