
Clima: Japão, Coreia do Sul e Reino Unido registam temperaturas recorde no verão



O Japão, a Coreia do Sul e o Reino Unido registaram as temperaturas de verão mais altas de sempre, de acordo com os seus respetivos registos históricos. No Japão, a temperatura média entre junho e agosto foi 2,36°C superior ao valor médio, tornando-o no verão mais quente desde o início dos registos em 1898 e o terceiro ano consecutivo com recordes de temperatura. Na Coreia do Sul, a temperatura média atingiu os 25,7°C, a mais elevada desde 1973, superando o recorde estabelecido no ano anterior.
O Reino Unido também viveu o seu verão mais quente desde 1884, com uma média de 16,10°C, registando quatro vagas de calor.
Para além do calor extremo, a seca foi outra consequência severa.
A Bélgica registou a sua primavera e verão mais secos desde 1921.
Em Portugal, na região do Minho, o mês de agosto foi 22% mais seco que o normal, culminando num período de três meses secos consecutivos. No Reino Unido, foi declarado estado de seca em cinco regiões inglesas, após a primavera mais seca em mais de 100 anos.
Estas condições climáticas extremas tiveram impactos significativos.
No Japão, mais de 84.500 pessoas foram hospitalizadas devido ao calor. No Reino Unido, um terço da população teve dificuldades em arrefecer as suas casas e registaram-se mais de 850 incêndios em Inglaterra e no País de Gales. A seca na Coreia do Sul levou à declaração de estado de catástrofe natural na cidade de Gangneung, com restrições no uso de água.
Na Escócia, os níveis críticos dos rios afetaram agricultores e destilarias.
Em Portugal, o tempo quente e seco contribuiu para grandes incêndios rurais.
Segundo os cientistas, a crescente intensidade e frequência das vagas de calor devem-se à rutura climática causada pelo homem.
A agência dos EUA para a Atmosfera e os Oceanos indica que o aquecimento tem sido particularmente rápido na Europa e na Ásia desde a década de 1990.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Presidente moçambicano procura na Argélia parcerias para refinação de gás
O Presidente moçambicano convidou hoje empresários argelinos para investirem na refinação do gás em Moçambique, referindo que o país está a tornar-se num dos "grandes produtores" do recurso em África e no mundo.

Hipopótamo causa naufrágio na Costa do Marfim. Há 11 desaparecidos
Pelo menos 11 pessoas desapareceram num rio na Costa do Marfim num naufrágio causado por um hipopótamo, anunciou hoje a ministra da Coesão Nacional, Solidariedade e Luta Contra a Pobreza daquele país, Myss Belmonde Dogo.

Egito condena intenção de Israel de transferir palestinianos por Rafah
O ministro das Relações Exteriores egípcio condenou hoje a intenção de Israel de transferir moradores da Faixa de Gaza para o Egito através de Rafah depois do primeiro-ministro israelita ter acusado as autoridades egípcias de aprisionar a população palestiniana.

Hipopótamo provoca naufrágio na Costa do Marfim. 11 pessoas estão desaparecidas
Um hipopótamo causou o naufrágio de uma embarcação no rio Sassandra, em Buyo, no sudoeste da Costa do Marfim, deixando 11 pessoas desaparecidas.