menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

O Legado de um Ídolo: João Almeida Presta Homenagem a Rui Costa na Sua Despedida

Após o anúncio do fim da carreira do ciclista Rui Costa, João Almeida, um dos principais nomes do ciclismo português atual, prestou uma sentida homenagem ao seu 'ídolo', destacando a sua profunda influência a nível profissional e pessoal.
News ImageNews ImageNews Image

O ciclista Rui Costa, campeão mundial de fundo em 2013, anunciou o fim da sua carreira profissional aos 39 anos, motivando uma sentida homenagem por parte do seu colega de profissão, João Almeida. Nas suas redes sociais, o vice-campeão da Vuelta 2025 agradeceu ao poveiro, a quem chamou de "ídolo", pela sua influência transformadora.

"Mudaste a minha mentalidade e não seria o ciclista do presente se não tivesses influenciado o meu passado", escreveu Almeida, sublinhando que Costa lhe transmitiu valores tanto para o ciclismo como para a vida. Almeida, que teve Rui Costa como colega de equipa na UAE Emirates em 2022 e na seleção nacional, referiu-se a ele como um "mentor". Na sua mensagem, destacou que Costa é "muito mais do que o Rui Costa, campeão do mundo de 2013", definindo-o por características como "classe", "disciplina e sacrifício". "Um orgulho poder afirmar que tive o Rui Costa como colega de equipa e mentor", acrescentou o ciclista, que conta com pódios em grandes voltas como o Giro2023. A carreira de Rui Costa, que se tornou profissional em 2007, foi marcada por 33 triunfos.

Entre as suas principais vitórias contam-se o Campeonato do Mundo de Fundo em Florença (2013), três etapas na Volta a França, uma na Vuelta 2023 e três edições consecutivas da Volta à Suíça (2012-2014). O ciclista participou em três edições dos Jogos Olímpicos (Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024) e sagrou-se campeão nacional de fundo por três vezes (2015, 2020 e 2024) e de contrarrelógio por duas (2010 e 2013).

Artigos

10