menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ex-futebolista João Tomás conclui doutoramento sobre a transição para o futebol sénior

O antigo futebolista internacional João Tomás defendeu a sua tese de doutoramento, que analisa os desafios enfrentados pelos jovens jogadores na passagem do escalão júnior para o sénior, tendo sido aprovado com distinção.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O antigo futebolista internacional João Tomás defendeu a sua tese de doutoramento sobre os constrangimentos na transição dos jogadores juniores para o futebol sénior, tendo sido aprovado por unanimidade com distinção e louvor.

A defesa decorreu na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, perante uma plateia de cerca de 80 pessoas, que incluía dirigentes e antigos jogadores como Pedro Roma e Tarantini. A tese, intitulada “Constrangimentos associados ao (in)sucesso na transição júnior/sénior em futebolistas portugueses”, foi desenvolvida ao longo de cinco anos e baseou-se em quatro artigos que identificaram os desafios desta fase a partir das perspetivas de treinadores, coordenadores e jogadores.

As principais conclusões apontam para a necessidade de tempo, suporte institucional, gestão de expectativas e um acompanhamento multidisciplinar para uma adaptação bem-sucedida. João Tomás, que representou clubes como Benfica e SC Braga, defendeu ainda que planos de desenvolvimento individualizados e processos rigorosos de seleção são cruciais para assegurar a excelência a longo prazo.

O trabalho de investigação foi amplamente elogiado pelo júri, que o considerou “uma reflexão científica muito importante” e um exemplo a nível nacional e internacional.

André Seabra, diretor da Portugal Football School da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sugeriu mesmo a publicação da tese em formato de livro.

O orientador, Hugo Sarmento, destacou a capacidade de João Tomás se reinventar fora dos relvados.

Aos jornalistas, o agora doutorado explicou que o seu estudo se focou nos jogadores que atingiram o topo para replicar os seus processos de sucesso e que o seu modelo prático exige uma “profunda reflexão” e investimento para mudar políticas e criar infraestruturas.

Quanto ao futuro, João Tomás admitiu o desejo de continuar ligado ao futebol, mas também revelou o seu gosto pelo meio académico e por dar aulas.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones