menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Jorge Pinto mantém a sua candidatura presidencial e recusa-se a atacar outros candidatos de esquerda

A candidatura presidencial de Jorge Pinto foi marcada por incerteza sobre uma possível desistência, mas o candidato garante agora que se mantém na corrida até ao fim e foca-se na defesa da Constituição.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Nos últimos dias, a campanha presidencial de Jorge Pinto esteve centrada na possibilidade da sua desistência, uma questão que dominou as notícias. Após um período de hesitação, descrito como um “ziguezaguear”, e depois de um debate e de uma reunião com advogados, Pinto anunciou que levará a sua candidatura “até ao fim”. A razão inicial para considerar a retirada foi a falta de um acordo para uma candidatura unificada à esquerda.

A sua decisão de permanecer na corrida atraiu críticas de António Filipe, que o acusou de ser inconstante.

Em resposta, Jorge Pinto refutou as acusações, afirmando ter sido coerente e declarando que “não vai gastar um segundo” da sua campanha a atacar outros candidatos da esquerda.

No mesmo contexto, tanto Catarina Martins como António Filipe também reforçaram que não irão desistir das suas próprias candidaturas.

Com a questão da sua permanência resolvida, Pinto recentrou a sua campanha em temas centrais como a defesa da Constituição e a melhoria do acesso à justiça.

O candidato presidencial insiste na importância de o país ter um chefe de Estado com a “coragem e firmeza” necessárias para defender a lei fundamental. Numa das suas propostas, Jorge Pinto afirmou não se opor à nomeação de um Conselho de Estado composto exclusivamente por mulheres, defendendo que as cinco escolhas que cabem ao Presidente da República devem assegurar a representatividade de mulheres, das regiões e de uma “visão jovem”. Outras movimentações na campanha incluem o reforço da presença de Rui Tavares, que surgiu pela primeira vez ao quinto dia de campanha com críticas dirigidas aos outros candidatos do mesmo espectro político.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones