Governo pondera jornada contínua no setor privado para pais e avós



A ministra Maria do Rosário Palma Ramalho admitiu a possibilidade de consagrar a jornada contínua no Código do Trabalho para o setor privado, uma das várias alterações que estão a ser negociadas com os parceiros sociais. Esta medida, apresentada como uma das “sugestões consensuais”, destina-se a apoiar a conciliação entre a vida profissional e familiar, sendo especificamente “dirigida a pais e mães”, com a possibilidade de ser estendida também aos avós.
As propostas fazem parte de um anteprojeto de alterações à legislação laboral que o Governo está a discutir.
Embora a intenção de implementar a jornada contínua tenha sido anunciada, os detalhes sobre como será aplicada ainda estão a ser avaliados pelo executivo.
Para além da jornada contínua, a ministra sinalizou outras duas alterações ao anteprojeto.
Uma delas é uma clarificação das regras relativas aos atestados médicos para amamentação, cujos pormenores não foram explicados.
A outra consiste numa “pequena alteração” ao nível dos deveres de informação do empregador ao trabalhador.
Todas estas propostas estão atualmente em fase de negociação.
Artigos
5Economia
Ver mais
O CEO da Caixa alertou também que as facilidades dos sistemas pagamentos têm dois lados da moeda, citando o caso das transferências imediatas com montantes ilimitados, lembrando que "aquilo que pode ser uma vantagem para os cidadãos também potencia fraudes de escala muito maior" que nos preocupa a todos na banca.

Acionistas da Tesla aprovaram plano de Elon Musk para transformar a empresa num gigante da inteligência artificial e da robótica.

Os acionistas da Tesla aprovaram uma proposta que prevê que, caso Musk atinja determinados objetivos na empresa, será compensado com ações no valor de um bilião de dólares. Se alcançar todos os objetivos, passará a ter o controlo da empresa.

O Programa Regional “Alentejo 2030” tem disponíveis 588 mil euros para apoiar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) ministrados por entidades privadas. O programa pretende “reforçar a qualificação dos jovens e adultos do Alentejo, promovendo uma oferta formativa prática, especializada e ajustada às dinâmicas do tecido económico regional”, revela a CCDR Alentejo. São elegíveis os Cursos […]




