menulogo
Notícias Agora
user
Close

José Castelo Branco vai a julgamento por violência doméstica

O socialite José Castelo Branco vai ser julgado pelo crime de violência doméstica contra a sua mulher, a joalheira Betty Grafstein. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Sintra, que deu provimento à acusação do Ministério Público.
News ImageNews ImageNews Image

O Tribunal de Sintra decidiu levar José Castelo Branco, de 62 anos, a julgamento, acusado de um crime de violência doméstica contra a sua mulher, a joalheira norte-americana Betty Grafstein, de 96 anos.

A acusação, deduzida pelo Ministério Público (MP) em novembro de 2024, alega que o socialite agrediu física e verbalmente a sua esposa desde o início do casamento, em 1996. A decisão de levar o caso a julgamento surge após a realização de um debate instrutório no passado dia 5 de setembro, que foi requerido pela defesa de Castelo Branco na tentativa de evitar que o processo avançasse.

O arguido não esteve presente na sessão, uma vez que se encontrava em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O seu advogado, Fernando Silva, centrou a sua argumentação na alegada insuficiência de provas, afirmando que, embora não conteste os depoimentos dos profissionais de saúde do hospital de Cascais que fizeram a denúncia inicial, "não há qualquer perícia que confirme as agressões" nem "prova factual que justifique levar o caso a julgamento". Em oposição, o advogado de Betty Grafstein, Alexandre Guerreiro, considerou que o debate instrutório "reforçou as condições para o processo seguir para julgamento".

O representante da assistente classificou os argumentos da defesa como "uma falta de respeito pelas vítimas de violência doméstica". A sessão ficou marcada por uma troca acesa de posições entre os advogados, refletindo a tensão em torno do caso mediático.

Segundo a imprensa, Betty Grafstein manifestou o desejo de ser ouvida em tribunal, o que, considerando a sua idade avançada, imprime um caráter de urgência ao processo judicial.

Artigos

19
Ver mais▼