
JOSÉ EDUARDO MARTINS A CAMINHO DO MONTEPIO



O Ministério Público (MP) confirmou a existência de um inquérito à atuação da Polícia Municipal de Lisboa, instaurado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa na sequência de reportagens jornalísticas. A investigação foi noticiada pelo Diário de Notícias, que refere a existência de indícios de crime por parte de membros da polícia administrativa que, em reportagens do canal Now, surgem à paisana a deter suspeitos de crimes como a venda ambulante ilegal. Em reação, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), manifestou o seu total apoio à polícia municipal, afirmando que a sua atuação se rege pelos “princípios da legalidade, da adequação e da proporcionalidade”.
O autarca reforçou que continuará a incentivar as forças de segurança a fazer cumprir a lei para proteger os cidadãos.
A investigação surge na mesma semana em que um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) contrariou a intenção de Carlos Moedas de alargar as competências da polícia municipal. Segundo o parecer, a lei impede que as polícias municipais sejam consideradas “órgão de polícia criminal”, atribuindo-lhes exclusivamente funções de polícia administrativa e de segurança interna. O documento esclarece que os agentes municipais só podem deter suspeitos em flagrante delito de crime público ou semipúblico punível com pena de prisão, devendo entregar o detido de imediato a uma autoridade judiciária ou órgão de polícia criminal.
Perante isto, Moedas defendeu “uma pequena mudança” na lei para permitir que a polícia municipal possa levar os detidos para uma esquadra da PSP.
Os vereadores da oposição (PS, PCP, Livre, BE e Cidadãos Por Lisboa) criticaram a posição do presidente da câmara e defenderam que o parecer da PGR não pode ser ignorado. O PS manifestou ainda preocupação com a “mancha reputacional para a câmara” resultante da investigação.
De acordo com os artigos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) “não viu problemas” na atuação da Polícia Municipal, mas a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a averiguar a conduta dos repórteres do canal Now, após receber 11 queixas contra as reportagens.
Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros