Garantia Pública para Habitação Jovem: Sucesso Imediato com Quase 500 Milhões Utilizados



O programa de ajuda estatal destinado a facilitar a aquisição de habitação por parte dos jovens está a ter uma receção muito positiva.
Nos primeiros nove meses desde o seu lançamento, já foram utilizados quase 500 milhões de euros ao abrigo da garantia pública, um mecanismo criado para ajudar os mais novos a obterem financiamento para a compra de casa. Este valor representa mais de 40% do montante total atribuído para esta medida de apoio, o que demonstra uma adesão rápida e significativa por parte do público-alvo.
O sucesso inicial sugere que a garantia pública responde a uma necessidade premente dos jovens no mercado imobiliário, que enfrentam frequentemente dificuldades em reunir o capital de entrada exigido pelos bancos.
Apesar de os artigos destacarem a forte procura pelo apoio, não são fornecidos detalhes adicionais sobre o programa. Informações como o número total de jovens beneficiados, o valor global do fundo de garantia ou os critérios específicos de elegibilidade para aceder a este apoio não são mencionadas.
Artigos
4Economia
Ver mais
A American Airlines anunciou hoje que será a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a voar com um avião Airbus A321XLR a partir de Março de 2026. A rota de estreia do A321XLR da companhia aérea norte-americana será Nova Iorque (JFK) – Edimburgo (EDI), uma ligação sazonal de Verão com voos diários entre 8 de […] O conteúdo American Airlines estreia A321XLR em Março de 2026 aparece primeiro em Presstur.

O ex-ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, afirmou que Portugal tem “muitas associações empresariais, sobretudo as maiores", defendendo a necessidade de reforçar o trabalho em torno de associações setoriais mais focadas e eficazes. O post António Costa Silva considera que Portugal tem associações empresariais a mais aparece primeiro no PME Magazine.

No passado mês de setembro de 2025, registou-se uma aceleração da trajetória de crescimento do índice nível de atividade na reabilitação urbana, com uma variação homóloga de +9,3%, como demonstram os dados obtidos pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas – através do inquérito mensal ao mercado da Reabilitação junto das empresas do setor. O indicador demonstra que, após o aumento de +5,4% do mês anterior, houve uma melhoria da opinião dos empresários em setembro.

Os Central Business Districts (CBDs) têm registado uma crescente ênfase em todo o continente europeu. Como elementos-chave na estratégia de ocupação do mercado de escritórios encontram-se fatores como a proximidade a centros de transporte, a eficiência operacional e o acesso a zonas com elevada oferta de serviços. Neste sentido, Lisboa posiciona-se entre as cidades mais dinâmicas.





