
Composição da Comissão para Compensações a Vítimas de Abusos na Igreja



A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou a composição da Comissão de Fixação da Compensação, o organismo responsável por elaborar propostas de montantes financeiros para as vítimas de abusos sexuais ocorridos no contexto da Igreja Católica em Portugal. Esta comissão analisará 77 pedidos de compensação que foram validados pela CEP, de um total de 84 submetidos. O objetivo, segundo a CEP, é concluir os processos de atribuição financeira até ao final do ano.
A comissão é composta por sete juristas.
Integram-na os juízes desembargadores Maria Amália Pereira dos Santos, do Tribunal da Relação de Guimarães, e Pedro Vaz Patto, do Tribunal da Relação do Porto.
Juntam-se-lhes os advogados David Silva Ramalho, Francisco da Cunha Ferreira e Paulo Câmara, bem como os professores de Direito Francisco Mendes Correia e Rita Lynce de Faria.
A nomeação dos membros foi feita por diversas entidades: dois indicados pela CEP, dois pela Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, dois pelo Grupo VITA e um pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal. O funcionamento da comissão baseia-se na elaboração de pareceres que, embora não vinculativos, serão apresentados de forma fundamentada e sob sigilo.
A decisão final sobre o valor a atribuir em cada caso caberá à Conferência Episcopal Portuguesa ou ao superior maior competente dos Institutos de Vida Consagrada. Após a deliberação, a decisão será notificada de forma fundamentada ao autor do pedido.
Para financiar as compensações, será utilizado um fundo da Conferência Episcopal Portuguesa, que será constituído com o contributo solidário das dioceses e dos Institutos de Vida Consagrada. Antes da atuação desta comissão, foram criadas comissões de instrução para cada um dos 77 pedidos validados, compostas por profissionais das áreas do direito, psicologia e psiquiatria, que realizaram 70 entrevistas.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, com a estreita colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, deteve no dia de ontem, uma mulher de 47 anos, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes, na sua forma agravada, ocorrido no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, durante a visita aos reclusos. […]

O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Alvalade do Sado, no dia 20 de outubro, procedeu ao encerramento de um estabelecimento de restauração e bebidas, por violação das normas de saúde pública em vigor, no concelho de Santiago do Cacém. A intervenção decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida ao […]

Balanço final. O Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), através da Divisão de Investigação Criminal, com apoio de várias outras valências da Polícia de Segurança Pública (PSP), entre os dias 17 e 20 de outubro, realizou uma operação de grande envergadura, dirigida e destinada ao combate ao tráfico de estupefaciente na zona da Grande Lisboa. Durante […]

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Matosinhos, no dia 18 de outubro, deteve um homem com 41 anos por posse de arma proibida, no concelho de Matosinhos. No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, desenvolvida naquele concelho, os militares da Guarda abordaram uma viatura cujo condutor evidenciou um comportamento suspeito. […]