menulogo
Notícias Agora
user
Close

Agenda Cultural de Final de Ano em Portugal

A 'rentrée' cultural em Portugal anuncia uma programação diversificada, com espetáculos que vão da ópera ao jazz e à música tradicional, prometendo um final de ano rico em eventos artísticos por todo o país.
News ImageNews ImageNews Image

O Centro Cultural de Belém (CCB) apresenta uma nova temporada com uma vasta programação. O destaque de setembro vai para a estreia de "Adilson", a primeira ópera de Dino D’Santiago, com libreto de Rui Catalão e direção musical de Martim Sousa Tavares. A agenda do mês inclui ainda a Orquestra Metropolitana de Lisboa a interpretar os “Concertos para piano de Chopin” e a estreia moderna de uma missa de António de Pádua Puzzi pelo Ensemble Bonne Corde. De outubro a dezembro, decorre o ciclo de oficinas "Afinidades Criativas". Em outubro, o grupo de teatro O Bando apresenta a peça “Agustinópolis”, inspirada na obra de Agustina Bessa-Luís, e o pianista Pedro Emanuel Pereira estreia-se a solo no CCB.

Novembro traz a cantora Cécile McLorin Salvant, que combina jazz com folk e blues, e o festival Alkantara apresenta a performance "Os intransponíveis Alpes" da coreógrafa María del Mar Suárez.

A temporada encerra em dezembro com a "Missa para a noite de Natal de Ponchielli", interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

A agenda cultural estende-se a outros pontos do país, com concertos em cenários singulares. Em Olhão, as Salinas do Grelha foram palco do ciclo "Notas Salgadas", que recebeu o pianista Júlio Resende com o seu projeto “Fado & Further”, acompanhado por Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa.

O espetáculo, que funde tradição e inovação, decorreu num ambiente intimista ao pôr do sol.

Em Vila Viçosa, a Capela do Paço Ducal acolhe o espetáculo «Al.te.ri.da.de – Poesia em Concerto», integrado na Temporada de Concertos 2025 da Fundação da Casa de Bragança. O evento, de entrada gratuita, une a música da pianista italiana Patrizia Giliberti à poesia declamada pelo ator Manuel Coelho.

Em Sesimbra, a Fortaleza de Santiago recebe um concerto gratuito de O Gajo, que apresentará o seu novo disco, “Trovoada”.

O músico, João Morais, é conhecido por cruzar a sua urbanidade com a música de raiz tradicional através da Viola Campaniça.

O seu percurso inclui vários álbuns e EP, bem como atuações em festivais europeus como o EUROSONIC e o WOMEX. O seu trabalho foi distinguido com prémios como o "Mais Alentejo" e o prémio INATEL nos Iberian Festival Awards.

Artigos

7