Processo de Privatização da Azores Airlines Prolonga-se com Novo Adiamento



O júri do concurso para a privatização da Azores Airlines, liderado pelo economista Augusto Mateus, aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation e prorrogou o prazo para a apresentação de uma proposta de compra até 24 de novembro. A decisão foi tomada no final do dia 10 de novembro, data em que terminava o prazo anterior. Este é o segundo adiamento concedido ao único concorrente, uma vez que a data-limite inicial estava fixada em 24 de outubro. Segundo o secretário das Finanças do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Duarte Freitas, o objetivo dos adiamentos é dar tempo ao consórcio para apresentar uma “proposta melhorada”, com a expectativa de que o processo esteja definido até ao final de novembro. Neste intervalo, o consórcio Newtour/MS Aviation encetou negociações com os sindicatos, tendo o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciado a 9 de novembro a aprovação de um acordo com 75% dos votos em Assembleia de Empresa. Estas negociações surgiram após o consórcio ter acusado a administração da SATA de uma “inaceitável postura bloqueadora”, crítica que foi rejeitada pelo grupo.
O consórcio Newtour/MS Aviation foi o único concorrente admitido no relatório final do concurso, embora o júri tenha manifestado, em abril de 2024, reservas quanto à sua capacidade para assegurar a viabilidade futura da companhia. O processo tem sido complexo, com o Governo dos Açores a anunciar o cancelamento do concurso em maio de 2024, para depois reverter a decisão e autorizar a negociação direta com o consórcio.
O executivo açoriano admitiu a possibilidade de uma negociação particular ou mesmo o encerramento da companhia caso não se chegue a um acordo.
A privatização da Azores Airlines, que opera as rotas do arquipélago para o exterior, insere-se no plano de reestruturação do grupo SATA. Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal de 453,25 milhões de euros, que impunha como contrapartida o desinvestimento de uma participação de controlo de 51% na companhia aérea.
Artigos
5Economia
Ver mais
A TAP Air Portugal subiu ao segundo lugar do ranking das companhias aéreas mais acessíveis da Europa, segundo dados do índice RASK, que mede o custo do assento por quilómetro voado.

O Turismo de Portugal anunciou o lançamento da nova campanha internacional intitulada “Portugal Means Business”. O conteúdo Turismo de Portugal lança campanha internacional destinada ao turismo de negócios aparece primeiro em TNEWS.

Governo delega competências nas administrações de empresas públicas para realizarem despesas plurianuais sem necessidade de aprovação da tutela em algumas situações, mas obriga a reporte trimestral.

Por cada 100 mulheres em idade ativa da região do Médio Oriente, Norte de África e Pacífico, apenas 20 têm acesso ao mercado de trabalho









