
Juros dos depósitos a prazo recuam em julho pelo 19.º mês consecutivo



De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares caiu em julho pelo 19.º mês consecutivo, fixando-se em 1,39%. Este valor representa uma descida de 0,04 pontos percentuais face a junho e é o mais baixo registado desde maio de 2023. A atual taxa contrasta significativamente com os 2,63% verificados no mesmo mês do ano anterior e com o pico de 3,08% atingido em dezembro de 2023, que foi um máximo de 12 anos.
Desde então, a remuneração tem vindo a recuar de forma contínua. Apesar da queda na remuneração, o montante de novas operações de depósitos a prazo de particulares aumentou em 1.516 milhões de euros, atingindo um total de 12.164 milhões de euros em julho. Os depósitos com prazo até um ano, cuja taxa de juro média também se situou em 1,39%, representaram 95% do total destas novas operações. No contexto europeu, a remuneração dos depósitos em Portugal continua abaixo da média da área do euro, que também registou uma descida de 0,04 pontos percentuais em julho, para 1,77%. Com esta evolução, Portugal passou a ser o país com a quinta taxa de juro mais baixa da zona euro.
Para as empresas, a tendência de descida também se verificou.
A remuneração média dos novos depósitos a prazo empresariais passou de 1,71% em junho para 1,66% em julho. O volume de novas operações neste segmento cresceu 1.866 milhões de euros, totalizando 10.259 milhões de euros, com os depósitos a prazo até um ano a representarem 99,6% do total.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Volvo dá garantia de 13 anos, mas só em Portugal
A Volvo Car Portugal acaba de lançar uma medida inédita: um novo programa de extensão de garantia para viaturas 100% elétricas (BEV), que permite aos clientes prolongar a proteção da sua viatura e da respetiva bateria, sem limite de quilómetros, até que esta atinja os 13 anos de idade. Esta solução, que é única no setor e […] O conteúdo Volvo dá garantia de 13 anos, mas só em Portugal aparece primeiro em BOM DIA.

Companhia das Lezírias doa 250 toneladas de feno a explorações pecuárias afetadas pelos incêndios
A Companhia das Lezírias, em articulação com o Ministério da Agricultura e Pescas, realizou uma doação de 900 fardos de feno, num total de 250 toneladas. [Leia mais]

Elevador é parte da explicação
A mobilidade social na Alemanha diminuiu significativamente desde a década de 70. O exemplo é alemão, mas podia ser francês ou português.

Reformados recebem ‘extra’ partir desta segunda-feira
Suplemento pode chegar aos 200 euros