
Justiça dos EUA Rejeita Destituição de Governadora da Fed



Um tribunal federal de recurso dos Estados Unidos confirmou uma decisão de uma instância inferior que bloqueava a demissão de Lisa Cook do Conselho de Governadores da Reserva Federal. Na segunda-feira, os juízes do Tribunal de Recurso do Distrito de Columbia rejeitaram um pedido de emergência do Governo para reverter a decisão, marcando a segunda derrota judicial do Presidente Donald Trump nas suas tentativas de alterar a composição da Fed com aliados políticos. A tentativa de demissão foi iniciada por Trump a 25 de agosto, com base em acusações de fraude com créditos imobiliários. A alegação é que Cook, em julho de 2021, antes de integrar o conselho, indicou duas propriedades como "residências primárias", o que poderia ter resultado em condições de empréstimo mais favoráveis.
Cook negou as acusações, não enfrenta quaisquer acusações criminais e considera a sua demissão ilegal, tendo processado a administração republicana por essa razão.
A decisão judicial surge no momento em que o Comité do Mercado Aberto da Fed inicia uma reunião de dois dias, da qual se espera um corte na taxa de juro. Os analistas preveem uma redução de 25 pontos base, embora a possibilidade de um corte maior, de 50 pontos base, permaneça em aberto. O último corte de juros pelo banco central ocorreu em dezembro de 2024, e desde então Trump tem apelado publicamente por novas reduções. Apesar deste revés, a influência de Trump na Fed tem vindo a aumentar.
O Senado confirmou recentemente Stephen Miran, conselheiro económico de Trump, como novo membro do Conselho.
Outros nomeados por Trump, Christopher Waller e Michelle Bowman, poderão apoiar um corte mais significativo nas taxas, embora vários presidentes dos bancos regionais do sistema da Fed tenham expressado preocupações com a inflação elevada. As decisões sobre a taxa de juro são tomadas por 12 dirigentes, incluindo os sete governadores e cinco presidentes rotativos dos bancos regionais.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Portuguesa Bridge In entra em Itália para ajudar internacionalização das empresas
A start-up portuguesa que ajuda empresas a instalarem-se em novos mercados internacionais alargou a sua atuação a Itália, país que estima representar 30% da sua receita no próximo ano.

Estratégias para as empresas crescerem com menos custos e mais inovação
Num mercado cada vez mais desafiante, reduzir custos não tem de significar travar a inovação. A Opensoft mostra que é possível ganhar eficiência, reforçar a resiliência e preparar o crescimento. Quer saber como? Siga estas cinco dicas.

Governo e BEI aprovam linha de 1.340 milhões de euros para habitação acessível
O Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovaram uma nova linha de crédito no valor de 1.340 milhões de euros para reforçar o parque público de habitação em Portugal. O financiamento permitirá a construção e renovação de cerca de 12.000 habitações para arrendamento a preços acessíveis, dirigidas sobretudo às famílias da classe média.A […]

Ilhas de Valor fechou 2024 com prejuízo de 6,46 milhões após vender hotéis
A Ilhas de Valor, S.A. encerrou 2024 com um resultado líquido negativo de 6,46 milhões de euros, fortemente penalizado pelas menos-valias reconhecidas na venda dos hotéis das Flores e da Graciosa, operação que encolheu o ativo, reduziu a autonomia financeira e elevou o rácio de endividamento. A empresa, em relação à exploração dos campos de […]