
“Perigo muito sério”, avisa Lagarde sobre controlo de Trump sobre a Fed



Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, expressou uma forte crítica às intenções do Presidente norte-americano, Donald Trump, de influenciar as decisões da Reserva Federal (Fed).
Em declarações à estação francesa Radio Classique, Lagarde classificou a tentativa de controlo como um "perigo muito sério", com potencial para desestabilizar não só a economia dos Estados Unidos, mas também a economia global.
Segundo Lagarde, a política do banco central norte-americano tem um impacto direto e fundamental na manutenção da estabilidade dos preços e na criação de emprego nos EUA.
A presidente do BCE advertiu que, se as decisões monetárias passassem a depender "dos ditames deste ou daquele indivíduo", o equilíbrio económico seria ameaçado, gerando consequências "muito preocupantes" a nível mundial.
Donald Trump tem manifestado publicamente a sua convicção de que possui influência sobre a política monetária e pretende que a Reserva Federal proceda a uma redução das taxas de juro.
As suas críticas ao presidente da instituição, Jerome Powell, a quem nomeou durante o seu primeiro mandato, têm sido constantes.
Mais recentemente, a pressão de Trump direcionou-se para a governadora Lisa Cook, a quem acusa de mentir para obter uma taxa de hipoteca mais favorável, procurando a sua demissão.
Cook já afirmou que não aceita o afastamento e que irá recorrer aos tribunais.
Apesar da gravidade da situação, Christine Lagarde mostrou-se convicta de que será "muito difícil" para Donald Trump conseguir controlar o banco central.
A sua confiança assenta no respeito generalizado de que o Supremo Tribunal norte-americano goza no país, esperando que o próprio Trump respeite a instituição.
Lagarde recordou ainda que um governador da Reserva Federal só pode ser destituído em caso de conduta grave.
Artigos
10









Mundo
Ver mais
Ex-chefe da diplomacia do Japão candidato à liderança do partido no poder
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, anunciou hoje a candidatura à liderança do partido no poder e ao cargo de primeiro-ministro da quarta maior economia mundial, um dia após a demissão de Shigeru Ishiba.

Pedidos de asilo na UE com "quebra significativa" no 1.º semestre de 2025
O número de pedidos de asilo na União Europeia sofreu uma "quebra significativa" no primeiro semestre de 2025, registando-se 399 mil, menos 23% do que no período homólogo, segundo a Agência da União Europeia para o Asilo (EEUA).

Seul diz que trará para casa os mais de 300 trabalhadores detidos nos EUA
Mais de 300 trabalhadores sul-coreanos detidos após uma grande operação de imigração numa fábrica da Hyundai no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, serão libertados e levados para casa, anunciou este domingo o Governo sul-coreano.

Cimeira das ilhas do Pacífico marcada por crescente influência da China
Os líderes das ilhas do Pacífico reúnem-se a partir de quarta-feira nas Ilhas Salomão, para uma cimeira marcada pela crescente influência da China, que ameaça comprometer a cooperação regional.