menulogo
Notícias Agora
user
Close

Petição para limitar circulação a carros elétricos no centro de Lisboa

A associação ambientalista Zero e uma associação de moradores lançaram uma petição para criar a primeira Zona de Zero Emissões no centro de Lisboa, permitindo a circulação apenas a veículos 100% elétricos. A proposta surge como resposta aos níveis preocupantes de poluição atmosférica na capital.
News ImageNews ImageNews Image

A associação ambientalista Zero – Associação de Sistema Terrestre Sustentável e a Associação de Moradores de Santa Maria Maior lançaram uma petição online que propõe a criação da primeira Zona de Zero Emissões (ZEE) na Baixa de Lisboa. A principal medida defende a proibição da circulação de veículos que não sejam 100% elétricos, visando combater a poluição atmosférica na cidade.

A área geográfica sugerida para esta ZEE abrange locais centrais como a rua da Madalena, o largo José Saramago, o Cais do Sodré, o Chiado, o Rossio e a praça da Figueira.

A petição prevê exceções para os veículos de emergência e para os de residentes na freguesia de Santa Maria Maior, onde se localiza a maioria das zonas mencionadas.

A justificação para esta iniciativa baseia-se em dados recolhidos pela Zero durante o último ano, que revelam uma "concentração de poluentes atmosféricos em níveis preocupantes" em artérias como a avenida da Liberdade e a rua da Madalena. Segundo a associação, estes resultados demonstram o "falhanço" da atual Zona de Emissões Reduzidas (ZER), implementada em 2011, que consideram "totalmente desatualizada e sofre de falta de fiscalização". A ZER existente apenas restringe a circulação de veículos mais antigos, não se limitando a viaturas elétricas.

Para além da restrição de circulação, a petição apela a outras medidas complementares. Entre elas estão a implementação de um limite máximo de velocidade de 30 km/h, a criação de corredores BUS dedicados ao "transporte público eletrificado regular" e a atribuição de prioridade aos residentes no acesso a parques de estacionamento subterrâneos.

O lançamento da petição coincidiu com o último dia da Semana Europeia da Mobilidade. A Zero nota que, apesar da adesão de 96 municípios portugueses ao evento, não se realizou o tradicional "Dia Sem Carros" nas principais cidades do país.

Artigos

9

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Sem cooperação climática o mundo caminhava para mais cinco graus

O secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, Simon Stiell, alertou hoje que sem a cooperação climática das Nações Unidas o mundo caminhava para um aquecimento global de cinco graus, "um futuro impossível". "Imperfeitas, sim, mas as últimas COP deram resultados concretos e representaram avanços a nível mundial. Sem a cooperação climática da ONU encaminhávamo-nos para um aquecimento de cinco graus celsius, um futuro impossível", disse. Hoje o mundo está "mais perto dos três graus",

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa