Dinamismo Empresarial em Portugal: Crescimento Recorde Coexiste com Desafios Setoriais



A economia portuguesa demonstrou um forte dinamismo empresarial em 2025, com a criação de 49.512 novas empresas entre janeiro e novembro, o valor mais elevado dos últimos 20 anos para o período homólogo.
Este aumento de 3,6% face a 2024, que representa mais 1.700 constituições, deixa o país próximo de um novo recorde histórico anual.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores das Atividades Imobiliárias (+22%) e da Construção (+15%), mas também se estendeu a áreas como os Serviços Empresariais, as Tecnologias da Informação e a Agricultura.
Em contrapartida, o setor dos Transportes continuou a trajetória de queda, com uma diminuição de 22% na constituição de novas empresas, sendo o principal responsável pelo ligeiro recuo registado no Algarve, a única região com um saldo negativo.
A nível regional, o Norte liderou tanto em número de constituições (15.533) como em crescimento (+5,5%), seguido pela Grande Lisboa. Em paralelo com o aumento de novas empresas, verificou-se uma tendência de descida nos encerramentos e insolvências. Até novembro, encerraram 11.004 empresas, e nos últimos 12 meses, o número de encerramentos caiu 14%.
As insolvências também diminuíram 2,9%, uma inversão após dois anos de subidas, com destaque para a redução no setor das Indústrias, nomeadamente têxtil e moda.
Análises setoriais específicas complementam este panorama.
O setor das agências de comunicação, por exemplo, registou um crescimento de 2,6% no volume de negócios em 2024, atingindo 128,1 milhões de euros, segundo dados da Informa D&B para a APECOM. Já no segmento de organização de eventos (MICE), apesar de Portugal e Lisboa ocuparem posições de destaque a nível mundial (10.º e 2.º lugar, respetivamente), foram apontados desafios significativos. A empresa Leading, ao celebrar 20 anos, alertou para a estagnação na oferta e requalificação de espaços para congressos e para a falta de colaboração no setor, fatores que podem condicionar a consolidação da posição do país a nível global.













