menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

A Esperança Pascal de Leão XIV: Da Memória dos Mortos à Promessa da Vida Eterna

Por ocasião da comemoração dos Fiéis Defuntos, o Papa Leão XIV centrou as suas homilias na esperança cristã que transcende a morte, sublinhando que a caridade e a fé na ressurreição são a resposta à dor da perda.
News ImageNews ImageNews Image

No dia 2 de novembro, o Papa Leão XIV presidiu à missa no Cemitério de Verano, em Roma, onde afirmou perante centenas de pessoas que “a caridade vence a morte”.

Continuando uma tradição do seu predecessor, o Papa depositou simbolicamente um ramo de flores num túmulo e explicou que a memória dos entes queridos deve ser vivida não apenas como uma recordação do passado, mas como uma “esperança futura”. Esta esperança, segundo Leão XIV, não é uma “ilusão” ou um “simples otimismo humano”, mas está “fundada na ressurreição de Jesus”, que abriu a passagem para a plenitude da vida.

O pontífice assegurou ainda que rezaria não só pelos seus entes queridos, mas também por “aqueles de quem ninguém se lembra”.

No dia seguinte, 3 de novembro, Leão XIV presidiu a uma missa na Basílica de São Pedro em sufrágio do seu predecessor, o Papa Francisco, falecido a 21 de abril, e dos cardeais e bispos que morreram no último ano. A celebração recordou oito cardeais e patriarcas, bem como todos os bispos falecidos entre 21 de outubro de 2024 e 20 de outubro de 2025.

Antes da missa, o Papa esteve em oração junto dos túmulos dos seus predecessores.

Nesta homilia, Leão XIV evocou a “morte terrível” de tantos inocentes no mundo atual, comparando o trauma ao desânimo dos discípulos de Emaús.

Apontou a “esperança pascal” como a “nova realidade” que floresce com a fé no Ressuscitado.

O Papa referiu-se à morte como uma “irmã”, citando São Francisco de Assis, e sustentou que nem a morte mais trágica impede Deus de transformar o corpo mortal “à imagem do seu corpo glorioso”.

Concluiu afirmando que o Papa Francisco e os outros prelados falecidos “viveram, testemunharam e ensinaram esta esperança nova, pascal”.

Artigos

8

Atualidade

Ver mais
News Image
Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula

Com a aproximação do final do ano, o subsídio de Natal volta a ser tema de destaque entre trabalhadores e empresas. Este apoio financeiro é um direito garantido a todos os trabalhadores por conta de outrem, funcionários públicos e pensionistas, funcionando como um 14.o mês de salário.O pagamento deve ser efetuado até 15 de dezembro, […] O conteúdo Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula aparece primeiro em Noticias em Direto.

Source LogoNotícias em Direto
News Image
Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
News Image
Concessão para reabilitação de vivendas no porto da Nazaré sob suspeita de corrupção e branqueamento

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Source LogoJornal das Caldas
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones