menulogo
Notícias Agora
user
Close

Leão XIV: Vaticano anuncia documentário sobre as raízes da vida do Papa, nos Estados Unidos da América

O Papa Leão XIV celebrou o seu 70.º aniversário, um marco que coincide com o anúncio de um novo documentário sobre as suas origens e com a forte expectativa de uma futura visita ao Santuário de Fátima.
News ImageNews ImageNews Image

O Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, comemorou o seu 70.º aniversário a 14 de setembro de 2025. Eleito a 8 de maio de 2025, sucedendo ao Papa Francisco, tornou-se o primeiro pontífice norte-americano e o mais jovem do século XXI. Os primeiros meses do seu pontificado têm sido marcados por apelos à paz, encontros com líderes internacionais para encontrar soluções diplomáticas para os conflitos e pela presidência de celebrações no âmbito do Jubileu de 2025, que reuniram centenas de milhares de pessoas, como o Jubileu dos Jovens.

Nascido em Chicago, EUA, Robert Francis Prevost tem ascendência francesa, italiana e espanhola.

Entrou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. A sua formação académica inclui uma licenciatura em Matemática e estudos em Filosofia e Teologia nos EUA, e um doutoramento em Direito Canónico em Roma.

Grande parte do seu percurso foi como missionário no Peru, a partir de 1985, onde desempenhou funções como diretor de formação e vigário judicial na Arquidiocese de Trujillo.

Foi também eleito responsável mundial da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou durante 12 anos.

O seu percurso episcopal começou em 2014, quando o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Chiclayo, no Peru, tendo escolhido como lema ‘in Illo uno unum’.

Posteriormente, foi nomeado membro das Congregações para o Clero e para os Bispos, e, em janeiro de 2023, prefeito do Dicastério para os Bispos.

A sua vida e origens são o tema de um novo documentário anunciado pelo Vaticano, intitulado ‘Leo from Chicago’. A produção, que se segue a um documentário anterior sobre os seus anos no Peru (‘León de Perú’), irá explorar a sua infância, laços familiares, vocação e até as suas paixões desportivas, com base em testemunhos de pessoas próximas, incluindo os seus irmãos, Louis e John. Numa visita a Lisboa, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, manifestou a sua convicção de que o Papa Leão XIV incluirá Fátima nos seus planos de viagem. O cardeal sublinhou a forte ligação dos pontífices ao santuário português e a atualidade da sua mensagem de paz face à "escalada vista na Europa e noutras partes do mundo". A ligação a Fátima será reforçada em outubro, quando a imagem de Nossa Senhora, venerada na Capelinha das Aparições, regressar ao Vaticano pela quarta vez para o Jubileu da Espiritualidade Mariana, onde o Papa presidirá à missa.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa