menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

LEFFEST 2025: Programação, Convidados e Expansão para a Amadora

A 19.ª edição do LEFFEST (Lisboa Film Festival) decorrerá em novembro, alargando-se pela primeira vez à Amadora e trazendo a Portugal cineastas como Jim Jarmusch, Hal Hartley e Olivier Assayas.
News ImageNews ImageNews Image

A 19.ª edição do LEFFEST (Lisboa Film Festival), anunciada pelo seu fundador Paulo Branco, irá decorrer entre 7 e 26 de novembro.

A principal novidade deste ano é a expansão do festival para a cidade da Amadora, com sessões no Auditório dos Recreios e no Cineteatro D. João V, numa iniciativa para "chegar a mais gente".

Em Lisboa, o evento mantém a sua presença em salas como os cinemas São Jorge e Nimas, a Culturgest, o Teatro do Bairro, a Galeria Zé dos Bois e as salas NOS Amoreiras.

A programação inclui uma retrospetiva dedicada ao realizador norte-americano Hal Hartley, que marcará presença no festival.

Estão também confirmados o cineasta francês Olivier Assayas, a artista norte-americana Kim Gordon e o ator brasileiro Wagner Moura, que será um dos homenageados.

As presenças do realizador Gus Van Sant, da atriz Kristen Stewart e de Jim Jarmusch, recente vencedor do Leão de Ouro em Veneza, aguardam ainda confirmação.

O festival prestará igualmente homenagem à atriz portuguesa Isabel Ruth, figura do Novo Cinema Português, à atriz britânica Miranda Richardson e, postumamente, a Marisa Paredes.

O compositor estónio Arvo Pärt será também alvo de uma homenagem. O filme de abertura será "Father Mother Sister Brother", de Jim Jarmusch. A seleção de filmes inclui outros títulos como "Blue Moon" de Richard Linklater, "Hamnet" de Chloé Zhao, "The Wizard of the Kremlin" de Olivier Assayas e "Die my love" de Lynne Ramsay. O cinema português estará em destaque com a exibição de "As meninas exemplares" de João Botelho, uma homenagem a Paula Rego, e das primeiras longas-metragens de Pedro Cabeleira ("Entroncamento", na competição oficial) e Mário Patrocínio ("Maria Vitória").

A competição oficial contará com 12 filmes, avaliados por um júri presidido por Mohammad Rasoulof.

O programa contempla ainda um foco no cinema da Ásia Central e uma secção dedicada a "Grandes Mestres".

Paulo Branco referiu que não existe um acordo plurianual para futuras edições, dependendo da vontade das partes.

Os bilhetes estarão à venda no final de outubro.

Artigos

10

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa