
LEGO recria comando desta icónica consola dos anos 90



Um dos objetos mais icónicos da saga Star Wars, o sabre de luz vermelho empunhado por Darth Vader na trilogia original, foi vendido em leilão por um valor recorde de 3,6 milhões de dólares (cerca de 3 milhões de euros).
O leilão decorreu na casa Propstore, em Los Angeles, e o valor final tornou o adereço no artigo mais caro alguma vez leiloado do franchise criado por George Lucas.
O sabre, utilizado nas filmagens de “Uma Nova Esperança” (1977), “O Império Contra-Ataca” (1980) e “O Regresso de Jedi” (1983), destronou o recordista anterior, uma figura de ação de Boba Fett vendida em 2024. No mesmo evento foram leiloados outros itens de memorabilia de Hollywood, incluindo o fato de Spider-Man usado por Tobey Maguire e a placa da Plataforma 9 ¾ dos filmes de Harry Potter.
Paralelamente, o Grupo LEGO anunciou o lançamento daquele que é considerado o maior e mais caro set do universo Star Wars até à data, desenhado pelo designer português César Carvalhosa Soares.
O novo conjunto recria a estação espacial Death Star e é composto por mais de 9.000 peças (especificamente 9.023), atingindo 52,3 centímetros de altura.
O modelo permite explorar espaços emblemáticos da saga, como a sala do trono do Imperador Palpatine, a cela da Princesa Leia e o compactador de lixo.
O set, com o número de referência 75419, inclui 38 minifiguras de personagens icónicas, entre as quais Luke Skywalker, Darth Vader e Han Solo. O produto estará disponível a partir de 1 de outubro em acesso limitado para membros LEGO Insiders e a 4 de outubro para o público em geral, com um custo de 999,99 euros.
Poderá ser adquirido online ou nas lojas físicas da marca.
César Carvalhosa Soares, natural de Amares, trabalha como designer de modelos na LEGO desde 2016, colaborando principalmente nas linhas Star Wars e Ideas.
Artigos
7






Ciência e Tecnologia
Ver mais
Entrevista – Inteligência Artificial e Liderança: Pilares para a Prática Baseada na Evidência no SNS
Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Paulo Marques, Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem do Porto, investigador do RISE Health e Coordenador do Projeto Prática Baseada na Evidência, destaca a importância da Prática Baseada na Evidência (PBE) para melhorar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde. Aborda o papel da inteligência artificial, a necessidade de liderança e de formação contínua, e antevê uma evolução positiva no SNS com a integração de conhecimento robusto e inovação

OnePlus termina parceria com a Hasselblad e revela novidade na fotografia
As grandes marcas de smartphones têm estado nos últimos anos a associar-se às gigantes do campo da fotografia. Os exemplos são reconhecidos e os resultados têm validado estas parcerias. Uma destas chega agora ao...

Comissão Europeia aplica coima de 2,95 mil milhões de euros à Google por práticas abusivas na tecnologia publicitária na Internet
A Comissão Europeia aplicou à Google uma coima de 2,95 mil milhões de euros por violação das regras anti-trust da UE num caso de distorção da concorrência no sector das tecnologias publicitárias («adtech»). A empresa favoreceu os próprios serviços de tecnologia publicitária na Internet em detrimento dos concorrentes prestadores de serviços desta tecnologia, dos anunciantes […]

Automatização de recursos humanos aumenta ameaças à segurança de dados
Com a crescente automatização dos processos de RH, os diretores do setor devem assumir um papel mais ativo na estratégia tecnológica para mitigar vulnerabilidades e proteger os dados sensíveis dos colaboradores