
Levantada interdição de banhos na Praia da Nazaré



A Praia da Nazaré, no distrito de Leiria, está novamente própria para banhos desde esta quinta-feira. A interdição estava em vigor desde domingo, último dia da época balnear, devido a uma escorrência provocada pelo entupimento de uma conduta, que levou a Capitania do Porto da Nazaré a hastear a bandeira vermelha. De acordo com a Câmara da Nazaré, as análises à água, recolhida na terça-feira e analisada pelo Laboratório de Saúde Pública de Leiria, revelaram que os valores se encontram "dentro dos valores legais e recomendados para a prática balnear". A Capitania do Porto recomenda agora que os banhistas sigam as indicações dos nadadores-salvadores que vigiam a praia fora da época balnear.
Esta foi a terceira vez que a praia foi interditada a banhos desde o verão.
Os incidentes anteriores ocorreram nos dias 1 e 13 de agosto, também causados por descargas de esgotos resultantes de entupimentos na rede de saneamento. Na sequência da primeira descarga, 116 pessoas receberam assistência na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria com sintomas associados à contaminação da água.
Devido a estes acontecimentos, a autarquia apresentou uma queixa contra desconhecidos no Ministério Público para que as circunstâncias das duas primeiras descargas sejam investigadas.
A Câmara admite ainda avançar com uma auditoria.
O presidente da Câmara, Manuel Sequeira, reconhece que as condutas de saneamento, com cerca de 60 anos, já não conseguem dar resposta ao aumento populacional em certas épocas do ano. O autarca, que não se recandidata a um novo mandato, apelou aos candidatos nas eleições de 12 de outubro para que considerem prioritária a substituição das condutas, uma obra estimada em cerca de dois milhões de euros.
Será agendada uma reunião extraordinária do executivo para avaliar a situação assim que as conclusões da investigação forem conhecidas.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Jovens institucionalizados julgados por agressões a monitores em Beja
Quatro jovens terão protagonizado agressões, insultos e vandalismo numa instituição em Castro Verde, Beja, entre entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Atualmente têm entre 18 e 19 anos.

Elvas destrói sítio arqueológico para construir habitação social
Elvas, cidade património mundial, voltou a ser notícia por motivos que deviam envergonhar qualquer responsável. A Câmara Municipal decidiu avançar com um conjunto habitacional de 87 fogos na Quinta de Santo António na freguesia da Terrugem e não se deu ao trabalho de respeitar que o local é arqueologicamente relevante. Vestígios de ocupação romana, incluindo …

Homem sente-se mal na 'Fernão de Ornelas'
Há instantes os Bombeiros Voluntários Madeirenses estiveram na Rua Dr. Fernão de Ornelas, no Funchal, para socorrer um homem, na faixa etária dos 60 anos, que se sentiu mal e que estava a vomitar. Após primeiros socorros, foi transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Antiga empregada de limpeza confessa furto de peças no valor de milhares de euros em Ovar
Uma mulher de 30 anos assumiu no Tribunal de Aveiro, esta terça-feira, a autoria de furtos de objetos de valor, nomeadamente peças em ouro, de uma residência em Esmoriz, concelho de Ovar, onde prestou serviços de limpeza, em 2022. No mesmo processo, está a ser julgado um ourives acusada do crime de receção das peças. […] O conteúdo Antiga empregada de limpeza confessa furto de peças no valor de milhares de euros em Ovar aparece primeiro em Notícias de Aveiro.