Sucesso Inesperado: 'Astérix na Lusitânia' Conquista Portugal e Surpreende Autores



O mais recente álbum de banda desenhada da série Astérix, 'Astérix na Lusitânia', alcançou um sucesso de vendas notável em Portugal desde o seu lançamento a 23 de outubro. Em apenas quatro dias, foram vendidos mais de 30 mil exemplares, um número que, segundo o coordenador das edições gerais da Leya, David Azevedo Lopes, superou as vendas do álbum anterior num ano inteiro. Este desempenho levou a editora ASA, do grupo Leya, a avançar rapidamente com a produção de novas edições.
Com uma primeira tiragem de 80.000 cópias, a segunda edição já está em produção e a terceira está a ser preparada, totalizando 150 mil exemplares para responder à elevada procura.
O volume de vendas em Portugal deixou os próprios autores 'atónitos'. Este 41.º volume da série, com argumento de Fabcaro e desenho de Didier Conrad, foi concebido como 'uma homenagem à cultura lusitana, à saudade', segundo o argumentista. Para a sua criação, os autores realizaram pesquisas que incluíram uma visita a Portugal, onde assistiram a concertos de fado, e estudaram a história de Viriato e a produção de garum, um molho popular na Roma Antiga. A narrativa explora com humor vários estereótipos e referências culturais portuguesas, como o uso da expressão 'ó pá', a presença de bigodes, o fado, o bacalhau, a calçada portuguesa, a azulejaria e o vinho, com o objetivo de agradar especialmente aos leitores nacionais.
Com uma tiragem mundial de cinco milhões de exemplares distribuídos por 25 países e 19 línguas, o sucesso do álbum não se limita a Portugal, tendo vendido 120 mil exemplares em França na primeira semana. Adicionalmente, foi anunciado que uma tradução em língua mirandesa, com o título 'Asterix na Lhusitánia', será publicada em fevereiro de 2026, juntando-se a outros volumes da série já disponíveis neste idioma.
Artigos
5Cultura e Entretenimento
Ver mais
O artista italiano Maurizio Cattelan disse que a escultura ´América´ é uma sátira à riqueza excessiva: "Não importa o que se come, um almoço de 200 dólares ou um cachorro-quente de 2 dólares, os resultados são os mesmos, em termos de casa de banho"

Demorou quase uma década, mas o fim de “Stranger Things” está mesmo a chegar. Mais de três anos após a estreia da quarta temporada, os últimos episódios da série vão finalmente ver a luz do dia e tudo indica que vão bater novos recordes na Netflix, com potencial para ultrapassar fenómenos como “Squid Game” e […] O conteúdo Obrigatório ver em novembro: o fim de “Stranger Things” e o regresso do criador de “Breaking Bad” aparece primeiro em NiT.

A tertúlia conta com a participação do antigo embaizador José de Bouza Serrano.

O ligeiro atraso de sete minutos não foi suficiente para desmotivar os fãs que, em muitos casos, esperaram horas na fila. Quando a banda de apoio de Luísa Sonza subiu finalmente ao palco, seguida dos dançarinos que se sentaram numa enorme mesa disposta bem no centro, os gritos de entusiasmo ecoaram por todos os cantos […] O conteúdo Elis Regina, pop e rock: Luísa Sonza trouxe o melhor da música brasileira a Lisboa aparece primeiro em NiT.





