menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Cooperação Ibérica Desmantela Rede de Tráfico Sexual Liderada a Partir do Algarve

Uma operação policial conjunta entre as autoridades portuguesas e espanholas desmantelou uma rede internacional de exploração sexual, culminando na libertação de oito mulheres em Espanha e na detenção dos líderes, que operavam a partir do Algarve.
News ImageNews ImageNews Image

A operação, denominada «Aurélia-Belona», resultou da cooperação entre a Polícia Judiciária (PJ), a Guardia Civil e os Mossos d’Esquadra, e levou à libertação de oito mulheres sul-americanas vítimas de exploração sexual.

A ação policial culminou com a detenção de três suspeitos, desmantelando uma rede criminosa que era coordenada a partir de Portugal mas que atuava em território espanhol. Os principais suspeitos, um casal espanhol composto por um homem de 44 anos e uma mulher de 29, foram detidos a 7 de outubro em Boliqueime, no concelho de Loulé, no cumprimento de mandados de detenção europeus.

Estes eram considerados os cabecilhas da organização.

Uma terceira pessoa, responsável por controlar as vítimas em Espanha, foi detida em Lérida. O Tribunal da Relação de Évora determinou a extradição do casal para Espanha, enquanto o terceiro detido se encontra em prisão preventiva por ordem do Tribunal de Barcelona. A rede aliciava mulheres em situação de vulnerabilidade em vários países da América do Sul, recorrendo, em certos casos, a estruturas paramilitares para organizar as suas deslocações. Uma das vítimas terá sido traficada através de vários países asiáticos antes de chegar a Espanha, onde a exploração ocorria em províncias como Lérida, Navarra e Guipuscoa. As autoridades espanholas investigam ainda uma possível ligação a outra rede desmantelada em Oviedo, onde as vítimas eram forçadas a pagar uma dívida de seis mil euros pela viagem. Durante as buscas domiciliárias em Portugal e Espanha, foram apreendidos 3.800 euros em numerário, dispositivos eletrónicos, documentos, canábis e um número significativo de munições de calibre proibido. Em Portugal, o casal detido enfrenta também acusações de tráfico de droga e posse ilegal de armas. As oito mulheres libertadas encontram-se em segurança e a receber apoio especializado num centro de acolhimento em Espanha.

A operação é vista como um passo importante no combate à criminalidade transnacional, destacando a importância da cooperação internacional.

Artigos

9

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones