menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Fim do Cativeiro em Teerão: A Libertação dos Últimos Cidadãos Franceses

Após mais de três anos detidos no Irão sob acusações de espionagem, os cidadãos franceses Cécile Kohler e Jacques Paris foram libertados da prisão, num desenvolvimento classificado por Paris como o fim de uma situação de 'reféns de Estado'.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a libertação de Cécile Kohler, de 41 anos, e Jacques Paris, de 72, os dois últimos cidadãos franceses oficialmente detidos no Irão.

Macron descreveu o momento como um "alívio" e "uma primeira etapa", esclarecendo que o diálogo prossegue para garantir o seu regresso a França o mais rapidamente possível.

Atualmente, encontram-se em segurança na residência do embaixador francês em Teerão. A diplomacia iraniana especificou que os dois cidadãos foram libertados "sob fiança" e encontram-se em "liberdade condicional" até à próxima etapa judicial.

Cécile Kohler, professora de literatura, e Jacques Paris, professor reformado, foram detidos a 7 de maio de 2022 durante uma viagem turística. Foram condenados em meados de outubro a 20 e 17 anos de prisão, respetivamente, por espionagem para os serviços secretos franceses e israelitas, acusações que sempre negaram.

A sua detenção, que durou 1.277 dias, decorreu em condições que o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês denunciou como "desumanas" e "equivalentes a tortura".

Estiveram encarcerados na prisão de Evin, em Teerão, onde foram sujeitos a "confissões forçadas" e a um contacto extremamente limitado com as suas famílias e com representantes consulares.

A libertação gerou reações emotivas.

O Presidente Macron conversou por videoconferência com os dois cidadãos, um momento descrito como "muito emocionante".

As famílias expressaram um "enorme alívio".

O governo francês sempre considerou Kohler e Paris como "reféns de Estado", inseridos numa estratégia iraniana de deter cidadãos ocidentais para os usar como moeda de troca.

Fontes diplomáticas indicam que pelo menos 20 ocidentais permanecem detidos no Irão.

Teerão tinha anteriormente sugerido a possibilidade de uma troca por uma cidadã iraniana detida em França, mas os artigos não confirmam se tal acordo foi concretizado.

Artigos

7
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones